A startup catarinense Compufour, especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão para micro e pequenas empresas, agora integra o grupo italiano Zucchetti. A aquisição de R$ 100 milhões é a mais forte investida da organização europeia no Brasil, e atende aos planos de expansão mundial também formados por negócios na Itália, Alemanha, França, Espanha, Áustria, Suíça, EUA, entre outros. Já a Compufour, presente em cerca de 40 mil negócios das áreas de varejo e serviços, deve ampliar seu escopo de atendimento com a convergência das soluções de ambas as empresas.
Com 25 anos de mercado, a Compufour é de Concórdia, no Oeste de Santa Catarina, e tem suas plataformas presentes nas cinco regiões do país. Em 2019, as soluções movimentaram aproximadamente R$ 26 bilhões, valor que deve ser ainda maior neste ano, quando registraram aumento de 10,6% no número de usuários ativos.
A empresa desenvolve produtos como o ClippPro, para gestão de micro e pequenos varejos, com total integração às exigências tributárias de todos os estados do país, e softwares específicos, como o ClippCheff, para bares e restaurantes, o ClippService, para prestadores de serviços, e o ClippFácil, uma plataforma 100% online, com foco na facilidade e agilidade da gestão do negócio. Recentemente, a Compufour lançou o ClippMei, para microempreendedores individuais, e o eCommerceC4, para comércio online.
A Zucchetti tem know-how de 40 anos no desenvolvimento de sistemas para gestão, sendo uma das maiores da Europa no segmento, sendo a primeira software house italiana. Com mais de 6 mil colaboradores, a empresa tem mais de 400 mil clientes no mundo inteiro, e em 2019 faturou mais de 850 milhões de euros, aproximadamente R$ 5,6 bilhões. A versatilidade de suas soluções possibilita a Zucchetti atender diferentes segmentos, como pequenos empreendedores, empresas de grande porte, bancos e órgãos públicos de todas as dimensões.
Em comum, as duas empresas têm seu foco comercial em revendedores: a Compufour tem 1,7 mil parceiros, enquanto a Zucchetti atua com pouco mais de 1,1 mil. Para o CEO da Compufour, Wagner Muller, essa é apenas uma das características em comum nas companhias e acredita que a aquisição será uma soma de esforços e qualidades, tendo como pilares o investimento em desenvolvimento tecnológico e o relacionamento com as comunidades onde atuam.
“A entrada da Zucchetti é mais um relevante capítulo na história da Compufour. Será um importante movimento que nos permitirá acelerar ainda mais ações de nosso planejamento estratégico”. Muller ressalta ainda o fato de a Zucchetti pertencer ao seleto grupo de empresas que têm a tecnologia como matriz econômica e que faturam acima de US$1 bilhão, mostrando sua solidez e forte aceitação do mercado. “Com essa união iremos intensificar ainda mais nosso relacionamento com o mercado, principalmente com nossos canais de distribuição, importante engrenagem de nosso negócio e que, não por coincidência, também é uma das principais crenças da Zucchetti. Estamos bastante otimistas”, pontua.
Para a Zucchetti, a convergência com a Compufour é um passo decisivo em sua estratégia de expansão global, que tem se consolidado mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia de covid-19. “O Grupo Zucchetti vem expandindo significativamente seus negócios durante os últimos anos através de uma estratégia de crescimento orgânico e aquisições. Por isso, sempre estamos analisando e prospectando empresas que possam agregar valor ao nosso plano industrial de crescimento”, analisa o CEO da Zucchetti Brasil, Alessio Mainardi. “Na matemática, o valor das duas empresas depois da aquisição vai muito além da somatória dos valores individuais justamente pelo grande potencial sinérgico que enxergamos nesta operação”.
Mainardi ressalta ainda que o funcionamento do PIX, o sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil, e as inovações em Open Banking formam um contexto bastante propício para a expansão de negócios da Zucchetti no país, tendo a solidez da Compufour como aditivo para essa movimentação. “Existe uma grande complementaridade dos ativos que cada empresa traz para o negócio. Estamos observando um movimento de aproximação dos bancos, instituições financeiras e fintechs com as software houses que trabalham com ERP ou software de automação comercial. Isso porque existe um entendimento de que as empresas de software podem influenciar as transações financeiras e a cadeia de valor”, aponta. “Faz todo sentido para a Zucchetti investir em uma empresa que movimenta através de suas soluções R$ 26 bilhões por ano”.
Com a aquisição, a Compufour seguirá com seu posicionamento no varejo de pequeno porte, mas agora tendo em seu portfólio soluções da Zucchetti voltadas a outros segmentos de mercado. Dentre estas, destaca Mainardi, estão os produtos hospedados em nuvem e que têm de forma integrada sistemas de ERP, CRM, e-commerce e automação comercial.
A aquisição, complementam os CEOs, irá ampliar significamente o alcance das empresas em escala de atendimento e qualidade e trará benefícios a clientes, parceiros e colaboradores, além de promover forte impacto em seu mercado de atuação. “Acredito que conseguiremos contribuir ativamente, mais uma vez, em promover as mudanças necessárias para fortalecer o pequeno varejo brasileiro”, avalia Muller. “O esforço conjunto de Zucchetti e Compufour será valorizar o patrimônio atual de produtos e investimento para abertura de novas linhas de negócios; para isso, contamos com os nossos parceiros, que foram os verdadeiros protagonistas do sucesso das nossas empresas”, ratifica Mainardi.