O Grupo 3corações lançou o Cafeína Hub, uma plataforma de inovação aberta que pretende atrair novos negócios digitais, incentivar parcerias com startups e abrir um canal com os colaboradores da empresa para se tornarem parceiros no avanço da transformação digital.
O projeto surge, também, como um facilitador para que o Grupo 3corações esteja mais conectado com o ecossistema, já que funciona como uma ponte entre o mundo digital e o corporativo, em que a empresa já está estabelecida.
“Nós entendemos que, para avançar a transformação digital do Grupo, é necessário, também, ajustar a cultura da companhia. Por isso, decidimos criar o Cafeína para proporcionar iniciativas de conexão com Startups e Scale-ups que possam agregar benefícios às atividades atuais e aos novos negócios, além de fomentar uma rotina de relacionamento com empresas que ainda estejam escalando e direcionando seu modelo de negócio”, afirma Massilon Vasconcelos, Head de Transformação Digital do Grupo 3corações.
“Queremos que este hub seja uma marca, um lugar onde a tecnologia vai entrar, fortemente, trazendo ainda mais agilidade, rapidez, autonomia para as áreas, transparência e novos horizontes de crescimento”, completa.
Inovação no DNA da 3corações
A inovação está no DNA do Grupo e sempre foi um valor para a companhia. O Grupo trabalha parcerias com startups e marcas embrionárias há alguns anos, e com o Cafeína a ideia é amplificar essa atuação no ecossistema e organizar todas essas iniciativas, com a atração de projetos criativos que possam ser avaliados, valorizados e implementados a curto prazo.
No primeiro momento, o Hub terá dois braços de atuação bem distintos: o Cafeína Open, voltado para o público externo, é o ambiente para que as startups apresentem seus projetos para a empresa; e o Cafeína Ideias, em que o próprio colaborador do Grupo 3corações poderá propor melhorias na eficiência fabril, operação e processo produtivo.
A primeira fase do Open tem o principal objetivo de solucionar dores e gerar oportunidades, enquanto o início do espaço voltado para público interno foca em buscar estratégias que mantenham a excelência operacional, incentivando a criatividade de quem já está envolvido no dia a dia da companhia. Tudo isso sem deixar de lado os processos de governança e os fluxos padrão que regem a empresa.
A expectativa é que, já no primeiro ano do Hub, sejam avaliados projetos que possam ser implementados para gerar novos negócios, agregando valor para os consumidores, clientes, fornecedores e colaboradores do Grupo 3corações.
“O Cafeína é um espaço que vem trazer ainda mais fôlego e acelerar a inovação na operação do Grupo 3corações. Queremos incentivar o crescimento de empreendedores que ainda não possuem espaço e ferramentas necessárias para se expandir no mercado, ao mesmo tempo em que, com isso, conseguimos adquirir novas soluções digitais envolvendo, inclusive, nossos colaboradores nessa transformação”, conclui Pedro Lima.