O Groq, mais nova inteligência artificial, está conquistando o seu espaço nas redes sociais por ter uma velocidade de respostas e uma tecnologia que pode superar o popular chatbot de IA da OpenAI, o ChatGPT, isso por dispensar a necessidade de GPUs para processamento de dados.
A popularidade do Groq cresceu no X, antigo Twitter, onde os usuários publicaram testes usando a IA e ficaram impressionados com a rapidez da nova ferramenta. A nova IA consegue escrever respostas factuais e citadas com centenas de palavras em menos de um segundo.
A nova linguagem de IA foi desenvolvida com seu próprio chip ASIC (Application Specific Integrated Circuit) personalizado para modelos de linguagem grande (LLMs). Dessa forma, isso possibilita que aconteça uma geração de cerca de 500 tokens por segundo. A IA foi desenvolvido pela Groq Inc., que afirma ter criado a primeira Unidade de Processamento de Linguagem (LPU).
A empresa por trás da IA não é nova. Ela foi fundada em 2016, quando o nome do modelo, Groq, também foi registrado. Em novembro do ano passado, Elon Musk registrou seu modelo de IA com o nome Grok – escrito com K – e os desenvolvedores por trás do Groq original publicaram uma postagem no blog da empresa criticando Musk pela escolha do nome:
“Podemos entender por que você quer adotar o nosso nome. Você gosta de coisas rápidas (foguetes, hyperloops, nomes de empresas com uma letra só) e nosso produto, o Groq LPU Inference Engine, é a maneira mais rápida de executar modelos de linguagem grande (LLMs) e outros aplicativos de IA generativa. No entanto, precisamos pedir que você escolha outro nome, e rápido.”
Para usar a nova linguagem de IA, basta entrar no site da Groq.com e inserir sua consulta ou comando e a IA irá processá-lo e fornecer uma resposta.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação