A atualização do Grok, anunciada pela xAI no último fim de semana, permite que a inteligência artificial tenha capacidade de processar imagens, documentos, diagramas, gráficos e captura de tela.
De acordo com o novo anúncio da startup de Elon Musk, agora o usuário pode mostrar a foto de um fluxograma e pedir a IA para traduzi-lo em código Python. É possível também fazer com que ele escreva uma história baseada em um desenho e até mesmo fazer com que ele explique um meme que você não entendeu.
O novo modelo foi projetado para ser melhor em codificação e matemática do que seu antecessor, e também para processar contextos mais longos e verificar dados de mais fontes para compreender melhor determinadas questões.
Junto com as atualizações, a empresa lançou um conjunto de dados de benchmark chamado RealWorldQA — um novo marcador que abrange a compreensão que a IA tem do mundo real. A xAI afirmou que sua tecnologia recebeu a pontuação mais alta quando comparado a concorrentes como GPT-4, da OpenAI, Claude 3, da Anthropic, e Google Gemini Pro 1.5.
Em matemática e diagramas, a IA de Musk também superou as rivais — salvo Claude 3 e Gemini, com quem empatou ou teve diferenças mínimas. A xAI pontuou que mais melhorias devem acontecer nos próximos meses, principalmente no que diz respeito a imagens, áudio e vídeo.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.