Segundo o último mapeamento do Sebrae, o Rio Grande do Norte tem 742 startups ativas. De 2020 a 2023, o número de municípios potiguares com startups cresceu 183%, o que mostra que os empreendedores de todo o estado estão se capacitando e utilizando a tecnologia como poderosa ferramenta de transformação.
Para capacitar este ecossistema e promover conexões, acontece em Natal a quinta edição do GO!RN, principal evento de empreendedorismo, inovação e tecnologia do Rio Grande do Norte. Nesta edição, que é a terceira que acontece presencialmente, cerca de 15 mil pessoas se registraram gratuitamente para acompanhar as mais de 320 ativações simultâneas que acontecem nos 16 espaços de conteúdo e 67 estandes de expositores.
Para David Góis, Gerente de Inovação e Negócios do Sebrae RN, as conexões de negócios que o evento proporciona são fundamentais para o crescimento do cenário tecnológico e de inovação potiguar. “O evento tem importância fundamental para o futuro do nosso estado e do nordeste, como um todo. A gente entende que inovação é um drive de desenvolvimento regional muito importante para um estado pequeno como o nosso, que tem um mercado consumidor menor que outros estados nordestinos, como Pernambuco e Bahia. Só é possível nos diferenciarmos se tivermos boas empresas de base tecnológica vendendo seus serviços pelo Brasil afora”, diz.
Ele diz que nos últimos anos, o cenário de startups no RN tem amadurecido rapidamente, e um dos motivos, além do sucesso do evento, são programas como o Startup Nordeste e as rodadas de investimentos que são promovidas dentro do GO!RN. “Essas ações mostram para os investidores do Brasil inteiro o potencial e o valor das startups locais”, diz. Além das palestras, painéis e áreas de conexão, o GO!RN recebe 19 rodadas de investimentos, em uma ação liderada pela MOA Ventures.
Aceleração de startups do Rio Grande do Norte e outros estados: inscrições para o Startup Nordeste terminam neste domingo
O Startup Nordeste 2024/2025, programa de aceleração de startups realizado pelo Sebrae, está com inscrições abertas até dia 22 de setembro. Com o apoio das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, serão selecionadas 250 startups ou projetos inovadores para a primeira fase de Pré-aceleração. Posteriormente, 80 serão selecionadas para a segunda fase, já na etapa de Aceleração. As 60 finalistas selecionadas irão receber Bolsas Sócio Empreendedor.
A Inovenow será responsável por operacionalizar o programa nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará, oferecendo suporte a projetos com alto potencial de impacto social e escalabilidade. Este ciclo conta com um investimento total de R$ 33 milhões, com foco em apoiar startups do interior e promover a diversidade, incluindo empreendedores PCD e LGBTQIAPN+.
A startup potiguar Educa, que participou da edição anterior, relata a importância do programa para o crescimento de seu negócio. “Foi enriquecedor tanto para mim pessoalmente quanto para o Educa. O programa proporcionou conexões valiosas, networking e mentorias, além de uma plataforma que acompanha toda a evolução do negócio, da visão e do projeto,” O ex-participante também destaca o investimento como destaque do programa. “Eles trazem uma ajuda financeira para você se manter, uma bolsa que realmente ajuda a alavancar seu negócio”, acrescenta.
Luana Wandecy, representante da Blindog, destacou o contato direto com aceleradoras e especialistas como um dos pontos altos do programa. “Foi uma oportunidade única de remodelar o negócio e criar soluções inovadoras pelo Brasil”, afirma. Ela também ressaltou a relevância da Bolsa Sócio Empreendedor: “O Startup Nordeste veio para alavancar nossas vendas e fazer nossa startup crescer.”
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!