A Nest, empresa de termostatos inteligentes, recentemente comprada pelo Google, anunciou esta semana a aquisição da Dropcam, fabricante de câmeras digitais. Segundo o site Re/Code, as negociações foram fechadas no valor de US$ 555 milhões.
Como não poderia deixar de ser, as câmeras da Dropcam também são inteligentes e estão diretamente ligadas ao famoso conceito de Internet das Coisas. Os equipamentos são simples de instalar e permitem aos clientes verificarem as imagens remotamente – além disso eles podem guardar as gravações em servidores da empresa se desembolsarem uma mensalidade entre US$ 10 e US$ 30.
“O plano é trabalharmos juntos [a equipe da Nest e da Dropcam] para reinventar produtos que nos ajudarão a moldar o futuro de uma casa consciente e trazer a nossa visão compartilhada para mais e mais pessoas ao redor do mundo. Por hora, não mudará muita coisa – os produtos da Dropcam continuarão a serem vendidos online e em lojas. E os clientes da Dropcam continuarão a usar suas contas normalmente”, diz Matt Roger, fundador da Nest, no blog da empresa.
É claro que há uma preocupação sobre a privacidade dos usuários – afinal de contas, ter uma empresa como o Google por trás de uma fabricante de câmeras é algo que deixa muita gente com uma pulga atrás da orelha. Mas, Roger se adiantou sobre o assunto: “Assim como os dados dos clientes da Nest, a Dropcam trabalhará sob nossa política de privacidade, que explica que os dados não serão compartilhados com ninguém (inclusive o Google) sem a permissão do cliente. A Nest tem um modelo de negócios pago, e publicidade não faz parte de nossa estratégia. Ao comprar a Dropcam, aplicaremos a mesma conduta”.
A Dropcam foi criada há cinco anos e, assim como sua nova dona, está sediada em São Francisco, Califórnia. A Nest foi fundada em 2010, tem sede em Palo Alto e foi adquirida pelo Google no início do ano pela nada módica quantia de US$ 3,2 bilhões – saiba mais aqui.