Após a aprovação da Lei de Notícias Online pelo Senado do Canadá na última sexta-feira (23), a Alphabet, empresa controladora do Google, confirmou na última quinta-feira (29) que irá remover os links de notícias de veículos canadenses, de acordo com informações da agência Reuters.
A nova lei aprovada exige que as “big techs remunerem os veículos de comunicação pelo conteúdo compartilhado nas redes sociais. Em comunicado, o Google informou o governo sobre sua decisão de remover os links de notícias dessas empresas do seu buscador, Google News e Discover.
É importante ressaltar que a Meta, empresa controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp, também confirmou na última segunda-feira (26) o bloqueio de acesso a notícias em suas plataformas. A empresa afirmou que, para cumprir o Projeto de Lei C-18, as notícias não estarão mais disponíveis para os usuários que acessam suas redes sociais no Canadá.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Segundo a agência France Presse, essa nova legislação é uma resposta às reclamações das mídias canadenses e ao pedido por uma regulamentação mais rigorosa das empresas de tecnologia. Desde 2008, mais de 450 sites de notícias foram fechados no Canadá, enquanto as “big techs” ganharam maior visibilidade e espaço.
Antes do anúncio, o Google afirmou que buscaria conversar com o governo canadense para encontrar uma solução possível. No entanto, o governo federal rejeitou as sugestões de fazer mudanças, segundo informações da agência Reuters. A empresa, no entanto, não divulgou mais detalhes sobre quando e como iniciará o bloqueio dessas notícias.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.