As operadoras de telefonia Claro, Oi, TIM e Vivo lançaram comercialmente hoje, em parceria com o Google e fabricantes de smartphone com sistema operacional Android, como Samsung, Motorola, LG, Multilaser e Positivo, o Rich Business Messaging (RBM), uma nova plataforma de mensageria de negócios que permite oferecer mensagens personalizadas e capazes de tornar a experiência dos consumidores mais relevante, melhorando as taxas de conversão na comunicação.
Com o RBM, será possível criar mensagens com identidade visual da marca ou da empresa, enviar arquivos multimídia e GIF, além de oferecer recursos como relatórios de envio e leitura. A plataforma também permite a utilização de ferramentas que evitam fraudes, como um selo de verificação que ajudará a confirmar a autenticidade da empresa remetente e ainda conta com a proteção contra spam do RCS, que inclui alertas sobre números suspeitos.
A nova plataforma de mensageria RBM trafega sobre o protocolo Rich Communications Services (RCS), versão mais atualizada do serviço de mensagens SMS, por meio dos aplicativos Android Messages e Samsung Messages, como anunciado na região em 2017 e também a partir de um esforço conjunto do Google e da indústria de telefonia móvel brasileira. Hoje, a RCS está disponível nas 4 operadoras do país e conta com uma base ativa relevante com milhões de usuários, que cresce a cada dia com o apoio da indústria.
“A interatividade facilita a vida das pessoas e traz resultados para as empresas em suas atividades. As telecomunicações são o grande e incansável motor para as interações e os negócios, sobretudo na fase pela qual estamos passando”, diz Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil.
A plataforma RBM tem como foco conectar parceiros provedores de serviço de mensageria e empresas que optem por desenvolver experiências mais ricas no engajamento ativo com seus consumidores. Como incentiva a interação e a troca de conversas por meio de diferentes recursos, o RBM contribui para aumentar os resultados.
“Essa tecnologia é uma nova opção para as empresas usarem a conexão e se aproximarem de forma relevante do seu público, por meio de uma comunicação direcionada e efetiva. Está no DNA da Vivo proporcionar a melhor experiência para o cliente e somos reconhecidos como um distribuidor de serviços que apoia os clientes em tudo o que eles precisam, principalmente neste momento desafiador que vivemos”, afirma Christian Gebara, presidente da Vivo.
O serviço é oferecido comercialmente pelas operadoras através dos seus parceiros por meio de um modelo de cobrança por mensagem avulsas, e por sessão de até 24 horas, quando usuário responde a mensagens avulsas antes de 24h.
Os resultados dos testes realizados no Brasil, em campanhas distintas, superaram as expectativas. As taxas de conversão das iniciativas foram de 5 a 7.8 vezes melhores do que com o SMS. Para este lançamento, as quatro operadoras irão liberar, até o final do ano, o uso de sessões do serviço sem custo do RBM para o Ministério da Saúde enviar informações e orientações relacionadas à covid-19.
Além disso, não será descontado o tráfego de dados dos usuários que utilizarem o Mensagens para se comunicar por RCS.
“A Oi foi a primeira operadora a oferecer o RCS aos clientes do Varejo e obteve ótimos resultados. Para o segmento corporativo, entendemos que o RBM se apresenta como um novo canal de relacionamento, permitindo que as marcas potencializem seus resultados de vendas, comunicando com os seus clientes de forma assertiva e com recursos digitais que tornam a experiência ainda mais relevante para os seus negócios ” afirma Rodrigo Abreu, CEO da Oi.
“O RBM, em parceria com o Google, é mais uma opção para o nosso cliente ter uma nova experiência de comunicação e interação com as marcas. Com ele, é possível abrir um canal multimídia, mais atrativo e cômodo para os usuários da Claro. A nova funcionalidade chega para cumprir o papel de conectar as marcas aos clientes da Claro, aprimorando o diálogo entre as empresas e os consumidores”, afirma Paulo Cesar Teixeira, CEO da unidade de consumo e PME da Claro.
Os smartphones Samsung Galaxy lançados a partir de 2020 já são compatíveis. Além desses, dentro do portfólio da companhia, os smartphones compatíveis com o aplicativo de mensageria SMS/RCS são: Galaxy S8, S8+, S9, S9+, S10e, S10, S10+, Note8, Note9, Note10, Note10+, M10, M20, M30, A7 2018, A9 2018, A80, A70, A50, A30, A30s, A20, A20s, A10, A10s. Demais atualizações serão comunicadas de acordo com a disponibilidade.
“Na Samsung, o consumidor está no centro de todas as decisões. Temos uma sólida parceria com o Google e a habilitação do serviço RCS reforça o nosso compromisso em oferecer a melhor experiência por meio de nossos produtos, otimizando a rotina de nossos usuários”, afirma Antonio Quintas, Vice-Presidente da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil.
A adoção do RCS/RBM é simples e direta. Usuários que já possuem o aplicativo Mensagens do Android, nativo na maioria dos dispositivos, só precisam ativar a funcionalidade de Chat (RCS) em Configurações. Já as empresas poderão ter acesso automático aos serviços do RBM por meio das atualizações do aplicativo. O aplicativo Android Mensagens também está disponível para download gratuito no Google Play. Basta instalar e definir como seu app padrão de SMS/RCS.
“A transformação no modo de consumir, que passou a ser ainda mais online em função da pandemia da covid-19, fez com que marcas e consumidores buscassem maneiras de comunicação mais interativas. Estamos animados em poder trabalhar juntos com as operadoras para oferecer as melhores ferramentas para auxiliar as empresas nesse desafio”, conclui Fabio Coelho, presidente do Google Brasil e vice-presidente do Google Inc.