A partir de hoje, o Google disponibilizará links para que empresas recebam doações e disponibilizem vale-presente diretamente na Busca. O recurso é reflexo de um desejo das pessoas em ajudar as PMEs nesse momento, visto que durante março, em meio à pandemia, o interesse de busca no termo “como ajudar” subiu 27% ante fevereiro no Brasil.
Por meio de seus perfis no Google Meu Negócio, os empreendedores poderão adicionar um link para doações, um link de venda de vale-presente ou ambos em seus perfis. Além disso, é possível publicar uma mensagem, informando aos clientes como a renda arrecadada será usada.
Para o lançamento da ferramenta, o Google fechou parceria com o PayPal, que ajudará a realizar o trâmite das doações, assim como SumUp, Beleza Amiga, Abacashi, PagPerto para os vales-presentes.
Além dos links para doações e vale-presente, o Google também anuncia os Promoted Pins, ferramenta que ajuda as empresas locais a se destacarem exibindo o Pin (marcador) no Google Maps com o logotipo do segmento de sua empresa. Até setembro de 2020, os Promoted Pins serão gratuitos para as PMEs que usam Campanhas Inteligentes – isso quer dizer que elas não serão cobradas quando um usuário clicar ou ligar para a empresa a partir do marcador. Isso permitirá que pequenas empresas destaquem serviços específicos, como retirada no estabelecimento ou delivery/entrega no Google Maps.
Os lançamentos fazem parte das iniciativas do Google para ajudar as PMEs, essenciais para a sociedade – mas que foram impactadas durante o isolamento social. Nesse período, além dos anúncios acima o Google lançou o botão de “Temporariamente Fechado” no Google Meu Negócio e o YouTube VideoBuilder, ferramenta gratuita que transforma imagens estáticas e texto em vídeos curtos, com cerca de seis a 15 segundos.
O Google investe também na capacitação do empreendedor nesse período. Desde março, a empresa disponibiliza ferramentas e recursos do Google para aprender, trabalhar e manter-se em contato com os demais no site g.co/EmCasa; o hub de educação em publicidade Google Academy, com lives semanais com conteúdos e dicas sobre como anunciar usando plataformas do Google, em vídeos que vão do nível básico ao avançado. Além disso, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora, também foi lançado o programa Mentoria Cresça com o Google, em que cinco mil empreendedores têm a oportunidade de tirar dúvidas e receber orientação de profissionais sobre as principais áreas da rotina de uma empresa que foram impactadas durante a pandemia, tudo online.
Para complementar os esforços em manter o ecossistema saudável, o Google anunciou mais de US$ 1 bilhão para apoiar pequenas empresas e iniciativas humanitárias no mundo todo. Desse valor, US$ 340 milhões em créditos no Google Ads são destinados para todas as PMEs que tenham mantido contas ativas ao longo do último ano. Os avisos de créditos disponíveis vão aparecer na conta Google Ads das empresas brasileiras até o final de junho e poderão ser usados a qualquer momento até o final de 2020, em todas as plataformas publicitárias do Google.