O Google lançou ontem, 23, o Desafio Google de Impacto Social 2016 que, em sua segunda edição, convoca ONGs a competir através de suas ideias que envolvam o uso tecnologia para resolver problemas em sua região de atuação ou no país inteiro. Um total de 10 milhões de reais serão distribuídos entre os dez melhores projetos.
Quatro iniciativas – uma eleita pelo público por votação online e outras três escolhidas por um painel de jurados – receberão R$ 1,5 milhão cada, além de assistência técnica e mentoria de funcionários do Google e outros especialistas para tornar seus projetos realidade. Os outros seis finalistas receberão, cada um, R$ 650 mil. Os prêmios são pagos pelo Google.org, o braço filantrópico do Google.
Em 2014, o Brasil foi o terceiro país a sediar o Desafio Google de Impacto Social, após o Reino Unido e a Índia. Os projetos vencedores da primeira edição trouxeram excelentes resultados, levando a decisão do Google a aumentar o valor da premiação e, nesta segunda edição, garantir que a competição se estenda pelo país inteiro: o Google escolherá dois finalistas de cada uma das cinco regiões do território nacional (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste).
Um painel de 6 jurados ajudará a selecionar os vencedores. Será formado pela atriz e apresentadora Regina Casé; a Marta, jogadora de futebol da seleção brasileira e embaixadora da ONU; o Chefe Almir, líder do povo indígena Suruí; Denis Mizne, CEO da Fundação Lemann; a artista plástica contemporânea Adriana Varejão; e Jacquelline Fuller, Diretora do Google.org.
As inscrições estão abertas e as ONGs podem se inscrever online até o dia 21 de março, no site do Desafio. Neste site, é possível encontrar as regras do Desafio e todas as informações necessárias para completar o processo. Qualquer ONG registrada no Brasil que possua uma ideia de como utilizar tecnologia para solucionar problemas sociais ou, ainda, organizações que tenham algum projeto em andamento e que precisem de ajuda para impulsioná-lo e gerar maior impacto, podem participar da competição.
Após o período de inscrições, uma equipe do Google, junto com especialistas externos, farão a revisão dos projetos e anunciarão os 10 finalistas (2 por região do Brasil) no dia 23 de maio. O público será então convidado a conhecer os 10 projetos finalistas e votar nos seus favoritos. No dia 14 de junho, os finalistas irão apresentar seus projetos aos jurados em um evento no Google, em São Paulo. Nesse evento, anunciaremos o projeto vencedor da votação popular e os três projetos escolhidos pelos jurados. Todos os quatro receberão o prêmio do Desafio de Impacto Social no valor de R$ 1,5 milhão.
“Como vimos em 2014, existem projetos incríveis sendo desenvolvidos, em todo o Brasil, por ONGs que cada vez mais recorrem à tecnologia para tentar resolver problemas de todos os tipos: ambientais, educacionais, de saúde, e muitos outros. Nós queremos encontrar esses talentos e ajudá-los a ir mais longe. Acreditamos que, assim, podemos ajudar ótimas soluções a se tornar realidade,” disse Fabio Coelho, Presidente do Google Brasil.