Mais de 400 páginas de informação embasada sobre inovação: é isso que você tem acesso no Global Innovation Index 2013, que estamos disponibilizando na íntegra neste post. A edição deste ano do programa teve um foco interessante na questão da inovação local em certos pontos geográficos do planeta, que eles chamam de “local hubs”. E entre os exemplos citados de conhecidos pontos de inovação foi incluída a cidade de São Paulo.
Segundo o documento, esses hubs acabam exercendo um grande impacto na competitividade local, ao concentrar em um só local talentos, know how, laboratórios de pesquisa e capacidade de manufatura. Existe um impacto na cultura nacional do empreendedorismo, diz a pesquisa.
No ranking dos países mais inovadores, o Brasil não se deu tão bem, mas ficou entre os cem melhores, na 64ª posição. Enquanto ficamos atrás de Tailândia, Uruguai e Argentina, conseguimos superar Índia, Turquia e Peru.
Enfim, deixo com vocês o documento na íntegra e fiquem à vontade para fazer o download e ler no fim de semana. Abaixo, um vídeo da íntegra da coletiva de imprensa de anúncio da pesquisa.
Coletiva de imprensa: