Amy Webb, futurista norte-americana e fundadora da Future Today Institute, trouxe uma perspectiva única sobre o futuro da tecnologia em sua palestra no evento BTG Tech Week, realizado hoje em Nova York. A especialista destacou que a tecnologia está evoluindo a um ritmo exponencial e que as empresas precisam estar preparadas para lidar com as mudanças que estão por vir.
Uma das principais ideias que Webb apresentou foi a importância de superar o hype e os extremos em relação às novas tecnologias. Ela afirmou que muitas vezes os avanços tecnológicos são tratados de forma exagerada, o que pode levar a expectativas irreais e até mesmo a erros estratégicos. Por outro lado, ignorar completamente as mudanças tecnológicas pode ser igualmente prejudicial para as empresas.
“Estamos vivendo um momento de extrema volatilidade e profunda incerteza. Nos setores de negócios, finanças, ciência, tecnologia, governo e outros setores, como educação e questões sociais. Portanto, a profunda incerteza exige perguntas profundas. No entanto, todo mundo parece ter respostas sobre o futuro. Não podemos prever o futuro. Mas é meio que isso que está acontecendo agora”, comenta.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Webb também destacou a importância de prestar atenção aos espaços escuros e de ter uma percepção mais ampla sobre o futuro. Segundo ela, as tendências individuais por si só não são suficientes para prever o futuro, é preciso olhar como elas convergem com outras tendências. Para exemplificar como a percepção pode ser moldada, Amy Webb apresentou um desafio e mostrou para os participantes na plateia a imagem abaixo:
Este é, na verdade, um bezerro famoso. Ela é parte de um experimento dos anos 60 conhecido como “Dallenbach’s Cow”, que mostra que demonstra a percepção é o conjunto de processos pelos quais reconhecemos, organizamos e damos sentido às informações e estímulos aos quais estamos expostos. “Então, a razão pela qual você não consegue vê-la é porque para o seu cérebro, você não está reconhecendo os padrões. Não aparece imediatamente. São apenas dados brutos. Então, o que acontece é que nos concentramos nas vozes mais altas da sala, certo? Nos concentramos nesses pontos escuros e perdemos tudo o mais que está lá”, diz.
“Então, juntos, acabamos de desbloquear uma habilidade muito poderosa chamada re-percepção, que é a capacidade de ver o que está lá. Reconhecer que existem alguns pontos escuros antes de você julgar rapidamente, captar essa imagem maior, ser capaz de ver o que realmente está lá e de forma mais completa. Então, a pergunta é, quando pensamos em profetas do apocalipse e inteligência artificial, há muito com que se preocupar de qualquer maneira, mas continuamos ouvindo as mesmas histórias repetidamente, e vocês, como líderes, estão sendo atraídos por elas e estão usando a conversa para ajudar a informar suas decisões. O que eu gostaria que vocês fizessem é colocar esse poder de re-percepção para trabalhar. Então, e se nós re-percebêssemos, não apenas a inteligência artificial, mas também outras tecnologias emergentes e futuros?”, fala.
Durante a palestra, Amy Webb apresentou diversos cenários futuros plausíveis, tanto otimistas quanto catastróficos, e destacou a importância de se preparar para ambos os casos. Ela afirmou que a melhor forma de se preparar para o futuro é pensar em perspectiva e praticar a reprodução.
Ela também falou sobre a importância de colaboração entre empresas e governos para lidar com as mudanças tecnológicas que estão por vir. Ela destacou que o poder está cada vez mais concentrado em países como Estados Unidos e China, e que é preciso incluir o resto do mundo nas decisões que estão sendo tomadas sobre tecnologias emergentes.
Amy Webb fala sobre o futuro do Brasil
A especialista também abordou a necessidade de desacelerar e fazer um plano para investir em infraestrutura, com o objetivo de garantir que o Brasil e outras regiões do Sul Global possam prosperar.
De acordo com Amy Webb, é fundamental que as nações invistam pesadamente em infraestrutura para atender às demandas de uma população crescente e fornecer acesso a serviços essenciais, como energia, transporte, água e comunicação. Ela destacou que, para que esses investimentos sejam bem-sucedidos, é necessário um plano sólido que leve em consideração as necessidades atuais e futuras das comunidades locais, bem como os desafios ambientais e sociais.
Ela enfatizou que a tecnologia pode desempenhar um papel importante na construção de infraestrutura sustentável e eficiente. No entanto, alertou que a tecnologia não pode ser vista como uma solução única para todos os problemas, e que é preciso um enfoque mais amplo e equilibrado para garantir o desenvolvimento sustentável.
A mensagem central de Amy Webb é que o investimento em infraestrutura é fundamental para o desenvolvimento sustentável e a prosperidade das comunidades locais, mas que esse investimento deve ser feito com cuidado e planejamento adequado. Ela argumenta que a tecnologia pode ser uma ferramenta importante nesse processo, mas que é necessário um enfoque mais amplo e equilibrado para garantir que todos sejam incluídos e beneficiados.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.