O Estímulo, fundo brasileiro de impacto social, vai oferecer gratuitamente duas mentorias para pequenos empreendedores nos dias 10 e 25 de julho, às 19h30. Eduardo Ourivio, da rede de restaurantes Spoleto, e Najara Black, fundadora da NBlack, loja de moda afrobrasileira, contarão um pouco de suas histórias e darão direcionamentos com objetivo de acelerar a jornada de crescimento das PMEs no país, que hoje representam mais de 27% do PIB nacional.
Essas mentorias fazem parte da frente da capacitação do Estímulo, que visa endossar conhecimento aos empreendedores, para que possam crescer seus negócios e impactar suas comunidades. Todos os meses, o fundo oferece esses conteúdos gratuitos, inclusive com pilares técnicos para diferentes tipos de empreendedores. Por meio de parcerias com grandes instituições de fomento ao empreendedorismo, o Estímulo trabalha forte nessa frente de cursos gratuitos e ferramentas. “A conexão entre pessoas que empreendem é fundamental, ouvir sobre as dores e desafios é de grande valia para o crescimento dos pequenos negócios em nosso país”, afirma Vinicius Poit, CEO do Estímulo.
As mentorias serão gratuitas e online, via Zoom, com duração de 1 hora, podendo ser estendida até 1h30. Qualquer empreendedor, mesmo que não faça parte da base Estímulo pode se cadastrar para participar dos conteúdos, que serão transmitidos via Zoom.
Najara vai falar sobre seus desafios como empreendedora e como se tornou referência na moda afro nacional. Fundadora da NBlack, a rede de lojas já reúne três filiais colaborativas espalhadas em shoppings da capital baiana, com mais de 20 marcas empreendendo juntas, sendo 99% do quadro de empreendedoras composto por mulheres pretas. Najara foi apoiada pelo projeto Ela Faz História, uma parceria da @META com a Aliança Empreendedora e tem mais de 18 anos no mercado.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
O start para empreender se deu depois de ser vítima de racismo em uma entrevista de emprego em Salvador. Começou sua jornada vendendo bijuterias e depois de alguns anos, surgiu a ideia de criar uma marca de roupas, que hoje é considerada uma marca potente e transformadora. Najara é uma das pioneiras do afroempreendedorismo no país.
Cultura e liderança também serão temas tratados nas mentorias, Eduardo Ourivio – um dos fundadores da rede de franquias de culinária italiana, Spoleto – vai comentar sobre o que aprendeu depois de quebrar, com dicas de como dar a volta por cima. O empreendedor foi fundamental no crescimento e expansão da marca, que se tornou uma das maiores redes de alimentação do Brasil, com mais de 300 lojas.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.