A logtech Freto acaba de finalizar um follow on de R$ 12,3 milhões para ser a transportadora digital que entende as demandas offline da indústria de baixo/médio valor agregado.
Desde que foi fundada, em 2018, a startup movimentou mais de 100 milhões de toneladas em mais de 3,6 milhões de viagens, que correspondem a R$ 13 bilhões em fretes efetivamente contratados. Com o propósito de simplificar a logística rodoviária, movendo Caminhoneiros, o Freto é hoje um dos principais players responsáveis pela digitalização do setor de Transportes de carga no Brasil, país que movimenta pelas estradas cerca de 62% do PIB, de acordo com dados de 2022 do Fórum ILOS.
A nova rodada, captada com os mesmos investidores que haviam aportado R$ 22,5 milhões na startup em julho de 2021 – Fundo Edenred Capital Partners, famílias Corrêa da Silva e Stumpf, e Christiano Galló, cofundador da Quartz Investimentos –, vai possibilitar que o Freto escale uma estratégia comercial bem-sucedida em 2023, baseada em regiões estratégicas do país. Atualmente, são mais de 50 clientes em áreas como Agronegócio, Siderurgia, Construção Civil, Bens de Consumo e Mineração.
Em 2024, o objetivo é crescer acima de 50% o faturamento de 2023 e mais que dobrar a margem de contribuição (valor que sobra das receitas após a dedução dos custos e despesas variáveis). Ou seja, a empresa está alcançando níveis de eficiência operacional ideais aos olhos dos investidores.
“O Brasil é um país continental, com muitas oportunidades de ganho de eficiência. Soma-se a isso o fato de que a logística rodoviária brasileira ainda é um dos mercados mais pulverizados do mundo (os top 10 players representam 4%, enquanto nos Estados Unidos, 28%) e continuará sendo o principal modal de escoamento dos insumos produzidos. Por outro lado, entendemos que a digitalização completa levará tempo, porque a indústria ainda está vivendo a inércia do offline”, explica Thomas Gautier, CEO do Freto.
O termo digital-raiz, cunhado pela empresa, remete à capacidade do Freto em assumir, dentro de uma jornada 100% digital, todos os processos da logística para os clientes, por meio de uma equipe com know-how de anos no transporte combatendo as ineficiências do modelo tradicional. Enquanto a tecnologia permite ao Freto escalar sua operação, os clientes voltam ao protagonismo da logística.
“No analógico ou no semidigital, as empresas chegam a terceirizar ou quarteirizar sua estratégia de distribuição. Delegam a fornecedores (ou ao parceiro do parceiro) uma atividade essencial, que pode custar sua evolução no mercado. Permitimos que nossos clientes foquem em questões estratégicas enquanto nós assumimos todas as etapas de contratação, agendamento, emissão de documentos, monitoramento e entrega das cargas, e pagamentos”, esclarece o executivo.
Metas da Freto para 2024
A principal meta do primeiro semestre de 2024 é alcançar o equilíbrio financeiro. No ano passado, o Freto otimizou a operação e focou no crescimento comercial do chamado broker digital. Esta proposta de valor promove a gestão completa da frota para os embarcadores e está baseada em três pilares fundamentais para a companhia:
- “Nível de serviço com excelência”, uma vez que 99,4% das entregas acontecem de forma efetiva, com suporte e atendimento ao cliente (24/7) e possibilitando, ainda, a liberação dos veículos em 1h;
- “Segurança e compliance”, com motoristas e veículos 100% homologados e cumprindo, inclusive, as regras do Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR);
- “Redução da conta frete”, disponibilizando aos clientes uma redução de até 20% nos custos de frete e uma inteligência de rotas.
“Só para se ter ideia, 99% das entregas não atrasam e 70% das contratações são feitas em até 5h. Em paralelo, temos segurança e compliance em um cadastro digital e 100% qualificado dos caminhoneiros – além de outros processos de segurança”, pontua Gautier.
Para os motoristas, o Freto é visto como o Uber das cargas rodoviárias. Atualmente, são mais de 180 mil caminhoneiros qualificados e aptos a fretar no aplicativo, que conecta as cargas mais adequadas a cada tipo de veículo pesado.
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