A Ford criou um laboratório “skunkworks” – grupo de pessoas que trabalham em um projeto inovador, de forma livre e não convencional, dentro de uma empresa – há dois anos com a missão de desenvolver veículos elétricos acessíveis, disse o CEO da empresa em reunião de resultados na terça-feira (6).
A empresa, assim como outros fabricantes de automóveis, está em busca de aperfeiçoar a fórmula para veículos elétricos rentáveis. Ela teve um prejuízo de US$ 1,6 bilhão no último trimestre de 2023 e disse que iria desacelerar o ritmo de gastos em VEs para melhor atender à demanda dos clientes, mas o labortaório de skunkworks mostra que a Ford está determinada a competir pelo mercado.
“Fizemos uma aposta em silêncio há dois anos. Desenvolvemos uma equipe skunkworks talentosa para criar uma plataforma EV de baixo custo. Era um grupo pequeno, alguns dos melhores engenheiros de veículos elétricos do mundo, e era separado da nave-mãe da Ford. Foi um começo”, afirmou Jim Farley, CEO da Ford.
Segundo o TechCrunch, a equipe está sediada em Irvine, Califórnia, e é formada por engenheiros da Auto Motive Power, startup de gerenciamento de energia adquirida pela Ford no ano passado.
A equipe é liderada por Alan Clarke, que trabalhou na Tesla por 12 anos antes de ingressar na Ford. Clarke e sua equipe desenvolveram uma plataforma flexível que não só será implantada em vários tipos de veículos, mas também será uma grande base instalada para software e serviços que estamos vendo agora no [Ford] Pro, a unidade de serviços comerciais da empresa.
Os novos veículos não serão lançados tão cedo. A equipe skunkworks está trabalhando nos veículos de terceira geração da Ford. Eles virão depois dos EVs de segunda geração da empresa, um caminhão elétrico e uma SUV, que deverão entrar em produção no campus Blue Oval da empresa, no Tennessee, a partir de 2025.
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