A b4waste, foodtech brasileira que conecta empresas com perdas de alimento por validade a interessados em comprar produtos próximos ao vencimento pela metade do preço, acaba de receber um aporte no valor de R$ 2 milhões em rodada liderada pelo fundo de impacto latino-americano GLOCAL.
Além da GLOCAL, empresa conta com outros investidores e advisors, entre eles Pierre Berenstein (Presidente Bloomin´ Brands Brasil), Alexandre Rappaport (CEO da CashMe), Rodrigo Rodrigues (head de Agro na Falconi) e o Family Office Ene2 Participações. Com os recursos, a empresa vai expandir suas operações pelo Brasil com o objetivo de cobrir todo o território nacional durante 2023.
“O Brasil é o quarto maior produtor mundial de alimentos e tem sido, infelizmente, um expoente do desperdício. Mais de nove milhões de toneladas de frutas, legumes e outros alimentos em bom estado são jogados fora todos os anos”, comenta Luciano Kleiman, cofundador da b4waste.
Na visão do executivo, a alta recorrência de compras dos clientes no aplicativo, mostra que os consumidores têm adotado a plataforma como um novo hábito de consumo. Hoje, a b4waste possui mais de 35 mil clientes cadastrados, encontrando ofertas diárias nas mais de 100 lojas parceiras. Até o momento, a plataforma já trouxe mais de R$2 milhões em economia para os consumidores.
“Conseguimos diminuir quebras por validade e maturação em até 50%, transformando o que iria para o lixo em receita adicional. Um dos nossos diferenciais é o processo rápido e sem nenhum custo para os varejistas parceiros, digitalizando e permitindo potencializar o impacto socioambiental”, complementa Kleiman.
A empresa esteve ainda entre as 20 startups de impacto convidadas a apresentar sua solução na COP26, em iniciativa coordenada pela IdeaGov e UK/Catapult. Com o amadurecimento do processo operacional e importantes evoluções no aspecto tecnológico, a empresa deve iniciar uma nova rodada de captação em breve, buscando aportes que permitam à empresa quintuplicar sua operação ao longo de 2023.