A foodtech NotCo anuncia a conclusão da sua rodada de investimento Série C, em que captou US$ 85 milhões. A rodada foi co-liderada pelos fundos Future Positive, veículo de investimento de Fred Blackford e Biz Stone, cofundador do Twitter, e L-Catterton, maior investidor mundial em marcas de bens de consumo.
Com o novo aporte, a NotCo soma um total de US$ 118 milhões em captações e traz novos nomes globais para a sua lista de investidores, que também inclui Bezos Expedition (de Jeff Bezos), General Catalyst, IndieBio, Maya Capital, The Craftory, Humboldt Capital e Kaszek Ventures, a venture capital líder na América Latina. O novo investimento vai impulsionar a consolidação das operações da empresa na América Latina e uma forte expansão aos Estados Unidos.
Em menos de quatro anos, a NotCo se tornou a foodtech mais completa e de mais rápido crescimento na América Latina, destacando-se como a única companhia plant-based que lançou produtos em três grandes segmentos — substitutos de laticínios, ovos e carne. Seus produtos Not Mayo, Not Ice Cream, Not Milk e Not Burger já estão disponíveis no Brasil, Argentina e Chile, país onde a empresa também firmou parcerias de sucesso com grandes redes, como Burger King e Papa John’s.
Brasil: mercado estratégico
O Brasil, como maior mercado consumidor da América do Sul, está no centro da estratégia de empresas e investidores que miram no setor de foodtech. A NotCo chegou ao país em março de 2019 e vem crescendo ininterruptamente desde então.
Parte dos novos investimentos será direcionada ao suporte da operação do país, especialmente em pesquisa e desenvolvimento, trade marketing, marketing e recursos humanos. Está prevista também a expansão em todo território nacional por meio de novas parcerias com redes de varejo e cadeias de food service.
“Em pouco mais de um ano, a NotCo vem obtendo uma resposta muito positiva dos consumidores do Brasil. Lançamos com sucesso produtos em três categorias de alimentos, além de um e-commerce e restaurante próprios para proporcionar uma experiência gastronômica deliciosa e inovadora para o consumidor brasileiro”, afirma o presidente da empresa no Brasil, Luiz Augusto Silva. “Nosso crescimento manteve-se constante desde a chegada da marca ao país, sinalizando a grande oportunidade no segmento”, completa.
Um dos desafios dessa expansão será aumentar a capilaridade para além do Centro Sul e chegar às gôndolas dos pequenos aos grandes varejistas e redes de food service de todo o Brasil. “Como novo aporte, vamos intensificar nosso esforço comercial para ampliar a nossa presença nos pontos de vendas em todas as regiões. Enquanto isso, aumentamos a nossa presença no e-commerce, que é um canal em franca expansão no Brasil. Já estamos presentes na Amazon e diversos marketplaces e buscamos revendedores com atuação em outras regiões”, explica Silva.
Smart money para acelerar ainda mais a evolução da empresa
Sobre os novos investimentos, Matías Muchnick, cofundador e CEO da NotCo afirma: “Temos os melhores parceiros para embarcar conosco nesta jornada: a Future Positive traz uma atitude de colaboração com o negócio, experiência com a indústria plant-based e um profundo conhecimento do ambiente de tecnologia. E com uma rede global e profundo entendimento das preferências do consumidor, L Catterton oferece muito mais do que suporte financeiro — eles trazem uma experiência incomparável em parcerias com marcas líderes globalmente.”
Ramiro Lauzan, parceiro, L Catterton América Latina considera um prazer fazer parceria com o que considera “um verdadeiro disruptor na indústria de tecnologia de alimentos”. “A NotCo está buscando uma maneira original de substituir alimentos de origem animal por alternativas mais sustentáveis por meio da aplicação de ciência alimentar e tecnologia inovadora. Aproveitando nossa experiência em negócios ‘melhores para você’ em todo o mundo e trabalhando ao lado da talentosa equipe da NotCo, esperamos materializar a expansão bem-sucedida da empresa no mercado dos Estados Unidos”, diz Lauzan.
Fred Blackford, da Future Positive, complementa: “Acompanho o Matias há dois anos e tenho uma grande admiração por ele como empresário e como líder. Estamos inspirados pela visão e ambição global da marca NotCo e impressionados com a qualidade dos produtos, que falam por si. Vemos um vasto potencial para a tecnologia da empresa, que está criando novas categorias de alimentos com mais rapidez e precisão do que qualquer outro na indústria.”
Reinventando a indústria de alimentos
NotCo é uma das principais empresas globais a encarar o desafio de reinventar a indústria de alimentos, criando alternativas 100% plant-based, que são extremamente saborosas, melhores para as pessoas e para o meio ambiente. Somente o segmento de alternativas à carne de origem animal deve chegar ao valor de US$ 2,7 trilhões até 2040, de acordo com estimativas da empresa de pesquisa e inteligência de mercado CB Insights.
“Continuamos a apoiar ativamente a companhia desde seus primeiros passos com a forte convicção em seu potencial de se tornar líder no segmento de foodtechs. Nesses tempos incertos, vemos que consumidores aumentaram seu apetite para o mundo plant-based. Ao mesmo tempo, a Covid-19 evidenciou que a cadeia de produção de carne animal além de prejudicial ao meio ambiente e ineficiente pode ser também muito frágil. Diante disso, estamos felizes em testemunhar este ponto de inflexão, quando produtos incríveis como os da NotCo mostram que os alimentos à base de plantas farão parte desse ‘novo normal’”, afirma Nicolas Szekasy, co-fundador e sócio da Kaszek Ventures.
“Que eu saiba, nenhuma outra marca nesse mercado tem o conhecimento científico para criar alimentos à base de plantas, em diversas categorias, que se pareçam e se comportem exatamente como os produtos de origem animal. Graças à NotCo, os consumidores podem fazer uma mudança fácil e contínua para um estilo de vida mais sustentável. É por isso que lideramos a rodada anterior da NotCo e continuamos investindo neste excelente negócio”, acrescenta Elio Leoni Sceti, da The Craftory.