Nesta quinta-feira (20), ocorreu o primeiro teste de lançamento do maior foguete do mundo, o Starship, desenvolvido pela SpaceX, do empresário Elon Musk. Na segunda-feira, o processo foi adiado no último minuto devido a um problema técnico.
Dessa vez, o lançamento aconteceu, mas a equipe precisou fazer um movimento não programado e de forma rápida, foi necessário desmontar e explodir o foguete antes da separação da primeira base. “Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship enquanto a SpaceX busca tornar a vida multiplanetária”, afirma a SpaceX no Twitter.
Caso tudo ocorresse bem, esse seria o primeiro voo orbital do sistema desenvolvido pela empresa. A meta era enviar a nave para dar uma volta ao redor da Terra e pousar no Oceano Pacífico, na costa do Havaí. O tempo estimado era de uma hora e meia, mas com o ocorrido, não durou nem cinco minutos.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Lançamento adiado
O lançamento estava previsto para acontecer na segunda-feira (17), mas engenheiros da SpaceX detectaram um problema no primeiro estágio do propulsor do foguete, o Super Heavy, que teve uma válvula de pressurização congelada, e não conseguiram solucioná-lo a tempo.
A missão foi suspensa para realização de novos testes nos sistemas. Para isso, foi preciso retirar todo o combustível (oxigênio e metano líquidos super-resfriados) e abastecer novamente, em um processo minucioso que demora pelo menos 48 horas.
“Uma válvula de pressurização parece estar congelada, portanto, a menos que comece a operar em breve, não haverá lançamento hoje”, escreveu Elon Musk no Twitter. “Aprendemos muito hoje, agora estamos descarregando o combustível, tentaremos novamente alguns dias.”
Reveja o lançamento do foguete:
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.