A Flug é uma startup que trabalha com mapeamento a laser de terrenos e construções para poder analisar o andamento das obras por meio de uma plataforma digital. Com a utilização de drones, a empresa ainda trabalha para passar o máximo de informações para seus clientes e melhorar o planejamento das obras na construção civil. A empresa foi analisada por João Kepler, que levantou pontos interessantes a seu respeito.
Problema
Definindo seu problema, a Flug aposta na agilidade dos processos por meio da tecnologia. Comentam que no Brasil a construção civil ainda se aproveita pouco da parceria com a tecnologia. Apostam na ideia de que a digitalização trabalha não apenas para adiantar processos práticos, mas que também podem economizar até 20% do custo da obra.
Solução
A startup desenvolve sua solução baseada em um processo de 3 etapas. A primeira é a física: a Flug vai até o local do cliente para fazer o mapeamento a laser do ambiente e pegar todas as informações necessárias. A segunda etapa consiste em transformar as informações obtidas em um cenário tridimensional, que será utilizado para fazer os planejamentos da obra, antes de ser posto em prática.
A terceira etapa é a simulação do projeto. Com as informações obtidas, a Flug trabalha e cria o projeto baseado em conversas com seus clientes para alcançar os objetivos desejados. Os processos da startup trabalham sempre com a finalidade de poupar tempo e gastos das obras, por meio da simulação física de suas etapas de construção.
Mercado
Falando de mercado, a startup acaba deixando a desejar nesse ponto, por se preocuparem mais com o futuro do que com o presente. Citando estimativas de valorização do mercado, os analistas comentam que acabou faltando informações do momento atual da empresa e o quanto ela já está estabilizada no mercado.
Mercado Competitivo
Falando de seus concorrentes presentes no mercado, a Flug se coloca como a melhor na relação Preço/Serviços, cita que sua plataforma é a mais completa, mas deixa de lado quais vantagens são essas que elevam a Flug de outros players do mercado.
Resultados
Os números apresentados pela empresa demonstram que está vivendo um bom momento. A marca de mais de 1 milhão de metros quadrados mapeados mostra que a startup está consolidada no mercado e fazendo sucesso, estando presente em 13 estados brasileiros e com um índice de crescimento de 140%. Ainda é elogiado o fato da empresa poder crescer o número de clientes atendidos sem ter que realizar novos gastos financeiros.
Time
Com fundadores vindos da engenharia, a Flug buscou pessoas que pudessem agregar diretamente aos processos diários. A equipe possui especialização direcionada na metodologia usada no processo. Além disso, possui representantes da 4P Capital, com quase 30% da empresa, mas que não ficou claro quais funções os executivos dessa empresa agregam à Flug.
Rodada
Com o capital da rodada já direcionado, a Flug pretende investir a maior parte dos seus investimentos recebidos em novas ferramentas para ampliar a possibilidade do trabalho e manter capital de giro de sobra, ponto elogiado pelos analistas. A rodada solicitada é de R$ 2,5 milhões por 20,4% de participação no negócio.
Conclusão
Ao finalizar a proposta da Flug, os analistas elogiam o bom momento vivido pela empresa e como ela está bem direcionada em seus processos, a rodada solicitada vai alavancar o nível da Flug como negócio e pode estabilizar ainda mais ela no mercado. A preocupação chega quando se analisa os métodos da empresa, que não demonstra ser escalonável, dificultando as chances de crescimento dentro do mercado.
Aqui, João Kepler comenta se investiria ou não na startup, e a Eleven Research apresenta com detalhes suas recomendações técnicas. Confira!