A Flowins, empresa que funciona como intermediário para produtores de café, trabalha para evitar dores de cabeça para aqueles que produzem a matéria prima. Na plataforma, o produtor pode coordenar informações de safra, organização de agenda e até ser ligado diretamente ao consumidor final.
Problema
Evidenciando seu problema, a startup foca no pequeno produtor de café, que muitas vezes ainda faz a gestão de seus materiais manualmente, com papel e caneta. A Flowins se coloca à disposição para alavancar o nível em que os produtores trabalham, trazendo mais dados e processos bem definidos para um melhor controle de safra. Ainda se propõem a diminuir a distância entre o produtor e o consumidor, facilitando processos e aumentando verbas.
Solução
Apostando na praticidade, a Flowins traz sua solução em forma de aplicativo para smartphone. Na plataforma, o produtor consegue acompanhar todas as informações da safra e até questões logísticas, contando com rastreio dos materiais. O aplicativo ainda traz detalhes da qualidade do café, com opinião de consumidores, e funciona de forma intuitiva e ágil para os produtores.
Mercado
Analisando o mercado, a Flowins demonstra os bons números das transações ligadas ao café, tratando em produção e venda, a startup demonstra que 60 milhões de sacas são produzidas no Brasil, totalizando 18 bilhões de dólares, sendo 3 milhões de sacas preparadas pelos pequenos produtores, público-alvo da startup. A empresa ainda demonstra o potencial do mercado, citando o café como a segunda bebida mais consumida no mundo.
Concorrência
Trazendo outros players do mercado, a Flowins posiciona seus concorrentes de acordo com suas qualidades e questões, encaixando entre o nível de ser uma solução digital e da qualidade em termos de gestão e vendas. O analista comenta que sentiu falta do posicionamento também da Flowins no gráfico, para questões de comparação.
Resultados
Apresentando bons resultados, a startup demonstra um crescimento de 71% no número de produtores ativos de 2021 para 2020 e mostrando que a empresa já passou de um estágio mais inicial, chegando a um faturamento em um patamar de R$ 1,6 milhão ano passado. Também destacam que rastrearam 27 mil hectares e analisaram mais de 2 mil amostras de café.
Time
Apresentando sua equipe, a Flowins aposta na experiência de mercado dos founders, que vem de famílias produtoras de café e que entendem bem do meio. Além disso, apresentam importantes colaboradores e bem divididos em áreas para agregar aos processos da startup. A equipe demonstra ter suas responsabilidades bem definidas, o que facilita na organização, além de ter uma equipe focada em tecnologia, muito importante por ser uma plataforma digital.
Rodada
Conclusão
A Flowins demonstra estar bem inserida em um mercado de grande potencial, trazendo ainda mais segurança por conta da experiência dos founders no meio. O crescimento entre 2020 e 2021 também traz boas esperanças sobre o negócio, a empresa subiu seu faturamento de R$ 14 mil para R$ 2 milhões, nesse período aconteceu o lançamento da plataforma digital e uma captação por meio de crowdfunding. O que preocupa o analista é o fato do seu faturamento ser adquirido por um processo não recorrente, dando incerteza de renda.
Aqui, João Kepler comenta se investiria ou não na startup, e apresenta com detalhes suas opinião técnica. Confira!