Por Bruna Galati
No cenário empresarial moderno, a busca por inovação e estratégias disruptivas tornou-se algo fundamental para empresas tradicionais expandirem seus horizontes, atraírem uma nova geração de clientes e revitalizarem suas operações. Em meio a essa era de renovação, as parcerias entrem empresas emergem como um instrumento crucial para alcançar tais objetivos. É precisamente isso que a Fini, uma das marcas mais reverenciadas quando se trata de guloseimas coloridas, está fazendo durante o ano de 2023.
“Nós desenvolvemos grande parte das nossas estratégias ouvindo nossos consumidores e eles pedem muito essa evolução da marca para além dos produtos que já produzimos. A Fini é uma marca trend que está sempre permeando essa relação com o consumidor através da diversão e alegria e também acabamos atraindo parceiros que têm o mesmo propósito”, explica Raquel Paternesi, Diretora de Marketing Global da Fini.
A diretora compartilha que o conceito de “open innovation” sempre esteve entrelaçado com a essência da Fini desde sua fundação. Em 1971, na Espanha, nasceu a Fini – em homenagem a Dona Josefa, esposa de Dom Manuel, desenvolvedor das famosas balas. Depois de três décadas, a marca chegou ao Brasil em 2001. Hoje, a Fini oferece um catálogo com mais de mil produtos e conta com o talento de 2 mil colaboradores. Tudo isso é impulsionado pelos pilares “alegria, amor, imaginação e inovação”.
Estratégia de parcerias da Fini
Em 2021 o time da Fini percebeu que era possível expandir seus horizontes e chegar até seus consumidores em novos formatos. Em novembro do mesmo ano, eles participaram de uma coleção com a Chico Rei, marca de vestuário com impacto social, onde lançaram estampas exclusivas e cases para celulares. “Quando percebemos que a nossa marca podia transcender a experiência doo produto, começamos a testar. Primeiro veio a parceria com a Chico Rei, depois fizemos uma parceria da nossa categoria vegana e com uma marca de cosméticos veganos, também lançamos uma casquinha e um shake com o Bob’s no dia das crianças e não paramos mais”, explica Raquel.
A diretora de marketing compartilha que em muitos casos as parcerias surgem de uma conversa informal entre as marcas, como foi o caso da parceria com a Cimed – que foi um grande sucesso. A expectativa inicial era de R$ 8 milhões em vendas no primeiro mês e R$ 40 milhões até o final do ano no segmento B2B. Com a antecipação dos lotes e a entrega de 12 meses em 20 dias, o hidratante labial Carmed Fini já bateu a meta anual. A expectativa agora é terminar 2023 em R$ 60 milhões.
O Carmed Fini surgiu de um momento de descontração durante uma reunião entre o time da Fini e o time da Cimed para discutir questões de distribuição. “A Juliana Marques, sócia da Cimed e que cuida da área de marketing falou em um momento de brincadeira que seu sonho era fazer um protetor labial com o gosto das balas da Fini e foi aí que percebemos que seria possível fazer isso. Estava muito atrelado com o nosso propósito de trazer a marca para a vida do consumidor de uma forma inusitada e inovadora e é aquilo, nós não fechamos as portas para novas ideias. Acabou que a parceria deu muito certo e foi esse sucesso todo”, afirma Raquel.
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Critérios para as parcerias
Para a Fini, o principal das parcerias é criar conexões autênticas com os consumidores, oferecendo algo novo e inusitado. Para alcançar esse objetivo, a Fini realiza pesquisas e mapeia atributos essenciais, como a conexão com a diversidade e a busca por inovação.
Esses atributos, conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), guia a busca por parceiros que compartilham desses valores e que possam ampliá-los com os novos lançamentos em colaboração. A diretora enfatiza que o alinhamento com a marca e a autenticidade são cruciais em todas as parcerias. Quando uma colaboração não atinge esses padrões, a Fini e seus parceiros tomam a decisão de não prosseguir. “A empresa mantém sua fidelidade ao seu propósito de proporcionar experiências únicas e significativas para os consumidores, garantindo que cada parceria traga inovação e autenticidade à marca”, explica.
Parcerias recentes da Fini
Fini e Colorama
Há mais de 70 anos no mercado, a Colorama é uma das marcas brasileiras mais famosas de esmaltes. Recentemente, Fini e Colorama lançaram uma linha de esmaltes com cheiro de bala. A coleção conta com 10 cores que lembram o arco-íris, e que promete a duração do cheiro de até 10 dias.
Fini e Havaianas
Chamada Fini <3 Havaianas, essa parceria traz dois modelos de sandálias, a tradicional Havaianas Top, com tiras grossas e cheiro de morango, e o modelo Slim, com tiras finas e com cheiro de banana. Ambos atendem crianças e adultos. Além das sandálias, essa collab lançou dois pins, uma toalha de praia e um boné.
Fini e Santa Lolla
Outra coleção certeira foi com a Santa Lolla, as marcas se juntaram para lançar 15 itens de edição limitada. Com sapatos, bolsas e um kit de necessaire com flat, inspirados no design dos produtos da Fini, como: Dentadura, Tubes, Minhocas e Beijos.
Fini e as startups
Durante a entrevista, Raquel, compartilhou que a Fini também está olhando para as startups quando o assunto é inovação aberta. Buscar uma criação colaborativa com startups, principalmente foodtechs é o objetivo da marca para o próximo ano. Mas por enquanto, a empresa está em contato com startups que possam contribuir para o desenvolvimento do site global da marca.
“As startups promovem a transformação digital nas empresas e estamos criando nossas bases, finalizando a construção do nosso data lake para iniciarmos o nosso novo portal global. Queremos ter gatilhos promocionais para consumidor, um programa de fidelidade e é aí que entram as startups que possam desenvolver essas soluções”, completa Raquel.
A Fini está comprometida em manter-se atualizada e conectada com as tendências em inovação, através de parcerias com marcas e de projetos com startups.
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