O Financial Times firmou um acordo com a OpenAI, permitindo que a startup apoiada pela Microsoft treine modelos de inteligência artificial usando o conteúdo arquivado do veículo. O FT para o time das organizações de notícias que trabalham com a empresa de IA.
O FT informou em comunicado à imprensa que agora o ChatGPT responderá a perguntas com resumos curtos dos artigos do veículo, incluindo links que direcionam os usuários para o site. O FT licenciará seu material à OpenAI para auxiliar no desenvolvimento da tecnologia e na informação concreta, repassando de onde veio a fonte.
Em troca, a OpenAI trabalhará com a organização de notícias para desenvolver novos produtos de IA. O FT já utiliza produtos da empresa, afirmando ser cliente do ChatGPT Enterprise. No mês passado, o FT lançou uma função de pesquisa generativa de IA em versão beta, alimentada pelo modelo de linguagem grande Claude da Anthropic. O Ask FT permite que os assinantes encontrem informações nos artigos da publicação.
O CEO do Financial Times Group, John Ridding, diz que mesmo com a parceria, a publicação continua comprometida com o jornalismo humano. “É certo, claro, que as plataformas de IA paguem aos editores pela utilização do seu material”, diz Ridding. Ele acrescenta que “é claramente do interesse dos usuários que esses produtos contenham fontes confiáveis”.
Como está a relação dos outros veículos com a OpenAI?
A OpenAI fez vários acordos com organizações de notícias para licenciar conteúdo para treinar modelos de IA. O Axel Springer, que publica o Business Insider, o Politico, e as publicações europeias Bild e Welt, assinaram um acordo semelhante com para extrair dados dos seus artigos. A Associated Press também permite que a empresa treine seus modelos com base em seus dados. No entanto, a OpenAI supostamente oferece entre US$ 1 milhão e US$ 5 milhões para licenciar conteúdo de publicações, menos do que outras empresas como a Apple estão oferecendo.
Outras organizações de notícias têm um relacionamento muito diferente com a OpenAI. O New York Times processou a OpenAI e a Microsoft por violação de direitos autorais em dezembro de 2023, alegando que o ChatGPT recita o conteúdo do Times sem créditos. The Intercept , Raw Story e AlterNet entraram com uma ação separada contra a OpenAI e a Microsoft com alegações semelhantes em fevereiro.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação