Com a criação do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, ficou mais fácil de cadastrar suas notas para se candidatar a vagas em universidades públicas por todo o Brasil. O Sisu, Sistema de Seleção Unificada, foi o sistema escolhido para realizar esse cadastro e saber em que vagas o candidato pode ser aceito. Com isso, pessoas podem se cadastrar para vagas de qualquer universidade em qualquer estado brasileiro sem ter que se locomover ao local para realizar a prova.
Hoje se encerram as inscrições para a segunda edição de 2022 do Sisu, programa do governo federal que permite o ingresso em universidades públicas por meio da nota do Enem. Com o objetivo de auxiliar os candidatos a concorrer a uma dessas vagas, o Pravaler, plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil, disponibiliza gratuitamente o Simulador Sisu.
A ferramenta, que foi desenvolvida para que o estudante possa conferir quais as chances de aprovação e em qual disciplina precisa intensificar os estudos, já pode ser acessada por este site. Para conferir as chances de ingressar no ensino superior, o candidato deverá preencher as notas obtidas na última edição do Enem (disciplinas: matemática, humanas, natureza, linguagens e redação) e selecionar o curso e a localidade.
A plataforma disponibilizada pelo Pravaler ajuda os estudantes a terem uma melhor noção do seu estado de estudo e das chances para serem aprovados nas universidades. Por ser um exame realizado uma vez ao ano, o Enem deve ser levado a sério e a oportunidade bem aproveitada, na intenção de se garantir na universidade e curso desejado pelo aluno.
Nas duas últimas edições do programa, o simulador do Pravaler contabilizou mais de 80 mil acessos gratuitos. O resultado do Sisu será divulgado em 6 de julho pelos órgãos oficiais, sendo a matrícula nas instituições realizada entre os dias 13 e 18 de julho.