A Contabilizei chega ao mercado para tentar substituir o contador convencional em formato B2B. A ferramenta promete ser complementar a serviços como ZeroPaper, Conta Azul, Granatum, Superlógica e afins, que são plataformas de gestão financeira ou de empresa que substituem o Excel. A startup oferece o serviço contábil de fato, no lugar do contador tradicional, fazendo registros contábeis, elaboração dos relatórios e transmissões destes para o governo. Eles são contadores, só que online.
Fundada no início de 2012 por Vítor Torres, Fábio Bacarin e Gabriel Perussolo, a empresa começou a operar oficialmente em 2013, após um período de desenvolvimento da plataforma e atende apenas micro e pequenas empresas, pois afirmam que num primeiro momento é complexo demais realizar a contabilidade de comércio e indústria de forma online num primeiro momento.
A startup participou do processo de aceleração da Supernova, em Curitiba e sua carteira de clientes é formada por empresas de TI, consultorias, startups, designers e freelancers, em geral.
Hoje, a Contabilizei atende em seis estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Florianópolis e Porto Alegre, mas segundo Torres, a meta é chegar em todas as principais capitais do país até o final de 2014.
A startup ainda não divulga quantos clientes tem, pois não quer mostrar seu faturamento, diz Torres. A empresa trabalha com mensalidades fixas. A mensalidade é de R$ 149,90, incluindo todas as obrigações contábeis. Para abertura de empresa, o valor é R$ 299,90, mais as taxas dos órgãos públicos.