A FCJ Venture Builder, empresa líder em venture building na América Latina, está lançando o projeto “Universidade Garagem” com o objetivo de promover a inovação e o empreendedorismo nas instituições de ensino superior (IES). A iniciativa visa estreitar os laços entre a academia, as startups, as empresas, a comunidade e os investidores, preenchendo uma lacuna importante: a presença de pessoas com experiência acadêmica.
Segundo Paulo Justino, fundador e CEO da FCJ Venture Builder, a empresa tem aprimorado seu modelo de venture building ao longo de 10 anos e acredita estar madura o suficiente para levar a inovação para as universidades. O projeto Universidade Garagem busca fortalecer a pesquisa aplicada, o empreendedorismo e a inovação nas IES, por meio de um modelo de venture building específico para universidades e programas direcionados para melhorar a atratividade dos cursos de graduação e pós-graduação. Além disso, o projeto busca promover parcerias estratégicas entre as universidades e organizações que buscam inovação aberta.
Com o apoio da FCJ, as IES terão a oportunidade de oferecer aos estudantes uma experiência completa em inovação, indo além dos modelos tradicionais de incubação e aceleração de negócios. A venture builder auxiliará os alunos no desenvolvimento abrangente de seus projetos, de acordo com as necessidades específicas de cada um. Os principais benefícios incluem acesso a mentores especializados, suporte administrativo, jurídico e contábil, assistência em gestão, marketing e vendas, além de possibilidades de investimento.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Universidade Garagem como apoio das universidades
O projeto Universidade Garagem se enquadra no novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que ampliou as possibilidades de as universidades adotarem políticas de inovação alinhadas com as demandas atuais. Ao fazer uso estratégico da propriedade intelectual e da transferência de conhecimento, e ao interagir mais intensamente com outros atores do ecossistema de inovação, espera-se impulsionar o desenvolvimento econômico do país com base em capital intelectual. O objetivo é que o Universidade Garagem se torne um pilar estratégico de apoio para as universidades nesse contexto.
Para iniciar as operações, as universidades parceiras terão a oportunidade de criar venture builders destinadas ao desenvolvimento de startups de base tecnológica e científica, conhecidas como deeptechs. “O programa vai alinhar a universidade com a nova economia, o capital intelectual e o capital de risco, justamente em um momento de transformação da academia, com reformas curriculares em curso”, comenta Ricardo Yogui, professor universitário e conselheiro da FCJ.
As startups também terão maior acesso aos desafios reais do mercado e poderão propor soluções por meio da colaboração com empresas e indústrias parceiras das universidades.
“A inclusão dos professores Yogui e Jamil, entre outros, no conselho nos permite estabelecer essa aproximação, e nossa estratégia é aplicar o conhecimento adquirido ao longo de uma década nas universidades, com o objetivo de desenvolver projetos sólidos, proporcionar oportunidades aos estudantes e professores, e impulsionar a inovação tanto nas empresas, transformando projetos em produtos ou serviços finais, quanto no sentido oposto”, declara Paula Justino.
O programa visa criar um modelo de integração entre empresas e universidades, com o intuito de aumentar a empregabilidade dos estudantes durante sua formação acadêmica, por meio de iniciativas inovadoras dentro do campus. O Universidade Garagem busca redefinir e gerar novas perspectivas da universidade para a sociedade, causando diversos impactos na comunidade local e aquecendo a economia.
Além disso, o Universidade Garagem incluirá um programa de fellowship destinado a indivíduos interessados no desenvolvimento de inovações dentro das universidades. Outra iniciativa será o apoio às Ligas de Empreendedorismo e Inovação, voltadas para estudantes universitários, com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento profissional e promover conexões no ecossistema de inovação e startups.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.