Nesta terça-feira (11), a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados cancelou a audiência pública que estava prevista para a quarta-feira (12) e tinha como objetivo discutir a manipulação de informações por parte das grandes empresas de tecnologia, como Google e Facebook, em relação ao “PL das Fake News”, conforme divulgado pela Agência Câmara de Notícias.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Ivan Valente, deputado do Psol-SP, responsável por solicitar o debate, afirma que, no início de abril de 2023, o Google lançou uma campanha publicitária contrária ao projeto de lei “PL das Fake News”. Ele diz que a ferramenta de busca do Google apresentou um link para um texto assinado pelo diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil, Marcelo Lacerda, com a posição da empresa sobre o projeto, mas tal posição foi considerada como baseada em informações inconsistentes.
“No dia anterior à votação prevista do PL 2630, as ações se intensificaram. Google, Meta, Twitter e Spotify atuaram com grande abuso de poder econômico e disseminação de desinformação para influenciar a opinião pública e os parlamentares contra o referido projeto de lei”, afirmou.
A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados ainda não definiu e/ou divulgou uma nova data para o debate.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.