A Factorial, empresa de processos de RH e DP para PMEs, é o mais novo unicórnio europeu com escritório no Brasil. Foi anunciado hoje a nova rodada de investimento Série C de US$ 120 milhões, que resultou na avaliação de US$ 1 bilhão. O financiamento foi liderado pelo grupo Atomico, cujo sócio Luca Eisenstecken se juntou ao conselho da empresa como parte do investimento. Além da participação da gigante GIC e todos os investidores anteriores: Tiger Global, CRV, K-Fund e Creandum.
“O RH passou por uma mudança significativa em todas as esferas – desde o foco no controle da força de trabalho até a função principal de capacitar e desafiar seus funcionários. Chegar aos objetivos e obter os resultados esperados, depende de um fator-chave para as PMEs: a cultura centrada nas pessoas que é tão buscada atualmente”, afirma o CEO da nova unicórnio, Jordi Romero.
Um ponto interessante provém de um levantamento recente feito pela Factorial, que descobriu que, no Brasil, 67,5% das empresas entrevistadas preferem digitalizar os processos de controle de jornada de trabalho, enquanto 75%, os pagamentos de seus colaboradores. O que mostra como o mercado brasileiro é aberto às inovações tecnológicas para facilitar o dia a dia das empresas.
Contudo, existem aqueles 30% dos que ainda estão realizando seus processos de maneira manual ou pagando diferentes ferramentas que não possuem nenhum tipo de integração entre elas. Tudo isso acaba aumentando o tempo gasto e encarecendo as tarefas, contribuindo para uma lacuna no desenvolvimento da cultura organizacional, finanças e o mais importante: das pessoas.
A Factorial é um produto radicalmente horizontal que torna cada recurso de RH 10x mais poderoso por estarem todos no mesmo lugar (em vez de espalhados em múltiplas plataformas sem qualquer tipo de conectividade). Além de possuir um design intuitivo, preço acessível para o mercado brasileiro e tecnologia de ponta, a Factorial se tornou um divisor de águas para os empreendedores de pequenas e médias empresas e, consequentemente, para os seus funcionários.