O Facilita, aplicativo que visa simplificar as vendas do mercado imobiliário, recebeu um aporte de R$ 2 milhões da Soluti, líder em Certificação Digital. Com a novidade, que inclui a assinatura eletrônica (Assine Online), a aprovação de contratos de venda de imóveis pode ocorrer diretamente pelo aplicativo, se tornando o primeiro e único do setor a oferecer um processo comercial 100% digital.
Além do lançamento da assinatura eletrônica, o Facilita também anunciou o simulador de vendas online para que os corretores consigam, pelo aplicativo, calcular condições de pagamento e enviar propostas de possíveis clientes para análise. De acordo com regras pré-estabelecidas pelas incorporadoras/construtoras, o sistema busca uma aprovação inteligente e em tempo real. A iniciativa evita erros e a perda de oportunidades nas vendas pela falta de flexibilidade nas negociações.
Com essas novidades, o corretor conseguirá realizar o ciclo de venda de forma totalmente digital, em seu próprio smartphone. Isso porque o app Facilita permite o acesso ao espelho de vendas das unidades que estão disponíveis. Assim, corretores podem reservar unidades e enviar documentos dos possíveis compradores dentro da solução, para a validação do crédito. Após a aprovação, dentro das condições aceitas pelo simulador, basta formalizar o contrato e finalizar a compra.
Atualmente, baseados em uma gestão completamente manual, construtoras e incorporadoras demoram cerca de 45 dias para finalizar uma venda. Agora, com a assinatura eletrônica e o simulador de propostas operando na ferramenta, é possível finalizar a venda de um imóvel em apenas dois dias. Ou seja, com o processo de vendas totalmente digital, pelo aplicativo, o ciclo da venda é reduzido em 95% se comparado ao modelo de gestão atual.
“É tempo de mudar. Os clientes do mercado imobiliário estão insatisfeitos com o processo burocrático no setor. Os corretores querem mais autonomia, os gestores querem mais controle e os clientes precisam de uma experiência mais atrativa. Nossa solução veio para suprir essas necessidades”, explica Glauco Farnezi, CEO da Facilita.
Para o CEO da Soluti, Vinicius Sousa, um grande passo foi dado rumo à Transformação Digital do mercado imobiliário com a assinatura eletrônica. Segundo o empresário, aos poucos, outros atores do processo, como os cartórios e bancos, serão incluídos no ecossistema digital. “Entendemos que inovação não se faz só dentro de casa, secretamente, mas sim olhando para fora, com colaboração de outras realidades e mentalidades.
A Soluti tem na sua essência o empreendedorismo e sempre estimularemos iniciativas interessantes, que facilitem a vida das pessoas e das empresas, principalmente se pudermos agregar nosso conhecimento e tecnologia para fortalecer e amplificar novos projetos de transformação”, finaliza.
Investimento acelera processos no mercado imobiliário
O aporte financeiro realizado pela Soluti junto à inclusão da assinatura eletrônica tem o propósito de impulsionar ainda mais a atuação do app Facilita no mercado imobiliário, que representa um faturamento anual de R$ 140 bilhões em vendas.
Hoje, a plataforma é utilizada por mais de 23 mil corretores de 140 incorporadoras, presentes em 21 estados brasileiros. A empresa tem apresentado um aumento de receita recorrente mensal (MRR) de 90% nos últimos 12 meses.
Como estratégia para continuar evoluindo no setor, a empresa está se antecipando com essas novidades à tendência de desburocratização dos processos imobiliários anunciados pelo governo, que deve lançar em breve o primeiro contrato digital de financiamento pela Caixa.