O Facebook anunciou hoje o lançamento de jogos que serão transmitidos em nuvem no aplicativo do Facebook e no navegador – jogáveis instantaneamente, sem necessidade de download. Entre os títulos disponíveis está o Asphalt 9: Legends, da Gameloft, e PGA Tour Golf Shootout da Concrete Software.
Jason Rubin, vice-presidente de jogos do Facebook, diz que inicialmente a rede social oferecerá aos usuários jogos tolerantes à latência a fim de oferecer uma boa experiência aos jogadores em uma variedade de dispositivos. “Nossas versões beta incluem gêneros como jogos de esportes, cartas, simulação e estratégia. Como estamos falando de jogos na nuvem, mesmo nos jogos tolerantes a latência os jogadores podem notar algumas falhas. Periodicamente, mostraremos cartões de classificação de jogadores e formulários de feedback para ajudar a melhorar a experiência ao longo do tempo”.
Segundo ele, a variedade de jogos deve aumentar ao passo que as versões betas evoluírem e a tecnologia de nuvem expandir. A previsão é que essa expansão tenha início em 2021 com a adição de jogos de ação e aventura. “Os jogos serão lançados com compras no aplicativo e permitirão anúncios, dependendo do formato do jogo e da escolha do desenvolvedor”, explica Jason.
Com o novo recurso, a rede social também está disponibilizando nomes de jogadores e avatares com temas de jogos para que os gamers se representem no jogo em vez de usar seu nome completo e imagem de perfil. Jason ressalta ainda que todos os desenvolvedores que integram o Login for Gaming do Facebook podem permitir o jogo cruzado entre a versão baixada do jogo e a versão em nuvem no Facebook.
O lançamento, que será disponibilizado, por enquanto, apenas para usuários do Android e da web, acontece primeiro nos Estados Unidos. “Inicialmente, disponibilizaremos na Califórnia, no Texas e nos estados do Nordeste e Meio-Atlântico, incluindo Massachusetts, Nova York, Nova Jersey, Connecticut, Rhode Island, Delaware, Pensilvânia, Maryland, Washington, D.C., Virgínia e Virgínia Ocidental. Expandiremos o acesso regional nos próximos meses, conforme dimensionamos a infraestrutura necessária para lançar jogos na nuvem nos EUA”, finaliza Jason.