O Facebook anunciou o lançamento do Facebook Business Suite, uma nova interface para ajudar as empresas a economizarem tempo e se manterem atualizadas, gerenciando suas Páginas do Facebook e Perfis do Instagram nos respectivos aplicativos.
“Este novo espaço permite o agendamento e a postagem em ambas plataformas ao mesmo tempo, além de gerenciar e receber mensagens, notificações e alertas em um só lugar. As pequenas empresas também poderão ver facilmente os posts e campanhas que estão funcionando e, com os insights do Facebook e Instagram, saber o que está fazendo sucesso entre os clientes”, disse Sheryl Sandberg, COO do Facebook, em comunicado.
Apesar do lançamento ocorrer primeiramente para as pequenas empresas do mundo todo, no ano que vem, a iniciativa se expandirá e será oferecida também para as grandes empresas. “Os últimos meses foram difíceis para as pequenas empresas de todas as regiões e, embora haja motivos para otimismo, ainda há muita incertezas pela frente. Mas aconteça o que acontecer, o Facebook continuará a fazer tudo o que puder para ajudar os pequenos empresários a se adaptar, sobreviver e prosperar online”, disse.
Como começar
Em um primeiro momento, a empresa recomenda que o usuário vincule suas contas empresariais do Facebook e Instagram, caso ainda não o tenha feito. Após realizar esta etapa, ele poderá:
– Visualizar as atualizações rapidamente: na tela inicial do Business Suite, o usuário poderá ver todos os alertas, mensagens, comentários e outras atividades essenciais do Facebook e Instagram que precisam de atenção, o que permitirá que ele priorize e gerencie facilmente suas atividades de negócios ao longo do dia. O micro empresário ainda pode tentar configurar uma resposta automática personalizada para perguntas comuns e até criar um atalho para agilizar as respostas.
– Compartilhar com suas comunidades do Facebook e Instagram: o usuário poderá criar um novo post no feed do seu Facebook e Instagram e, a seguir, agendar a publicação para um horário que cause impacto no público que deseja alcançar.
– Entender o que está funcionando: o usuário terá a seu alcance a guia de “Insights” para ver insights sobre alcance, engajamento e desempenho de postagem no Facebook e Instagram, além do que mais está repercutindo entre clientes. Com isso, poderá otimizar seus esforços para cada plataforma.
– Aumentar seu público: ele poderá impulsionar uma postagem ou criar um anúncio para que mais pessoas vejam e se envolvam com seu conteúdo.
Acessando Business Suite
Para acessar o Business Suite, é preciso fazer um login na conta do Facebook associada à empresa. Se o usuário for elegível, será redirecionado automaticamente para o Business Suite ao visitar o site no desktop.
Se já estiver usando o aplicativo Gerenciador de Páginas no celular, verá automaticamente a opção para migrar para Business Suite. Mas se não estiver usando o aplicativo Gerenciador de Páginas, poderá visitar as lojas de aplicativos iOS ou Android para baixar o aplicativo Facebook Business Suite.
No momento, este produto não se destina a quem usa o Gerenciador de Anúncios para publicidade.