A pandemia do coronavírus criou desafios inesperados para milhões de pequenas empresas e governos de diversos países da América Latina estão anunciando iniciativas para dar suporte a esses negócios e ajudar a mitigar os impactos. Como parte desse esforço coletivo, o Facebook anuncia o lançamento da Central de Recursos para Empresas (Business Resource Hub), uma central online de ferramentas e informações para ajudar micro e pequenos empresários no enfrentamento do Covid-19.
Disponível em português e espanhol, a Central de Recursos para Empresas oferece ferramentas e recomendações para ajudar pequenas empresas a permanecerem conectadas aos clientes e manter seus negócios no caminho certo utilizando o Facebook e o Instagram. Também inclui acesso rápido e fácil a informações confiáveis e precisas sobre o Covid-19 para ajudar as pequenas empresas e as comunidades que elas servem a se manterem informadas.
Algumas dicas já podem ser colocadas em prática facilmente:
– De olho nas demandas: antecipe-se à necessidades de seus clientes. Na China, por exemplo, a venda presencial foi trocada pela online, inclusive a de alimentos.
– Faça contato: compartilhe proativamente informações importantes com seus clientes usando e-mail, site, Página do Facebook, Perfil do Instagram para Empresas, WhatsApp Business e Messenger. Nessas canais, os empresários podem incluir informações sobre as medidas que estão tomando para tornar suas instalações ou produtos seguros, ou como estão lidando com novas demandas, como atraso inesperado no envio de produtos.
– Organize eventos online: caso você precise adiar ou cancelar eventos planejados, por conta da pandemia, conecte-se com seus clientes – por telefone, webinar ou organizando Lives para responder perguntas.
Além disso, o Facebook continua procurando maneiras de apoiar comunidade de pequenas empresas. No início da semana, por exemplo, a organização anunciou o investimento de US$ 100 milhões em doações em dinheiro e créditos de anúncios para ajudar 30 mil pequenas empresas em mais de 30 países ao redor do mundo.
O WhatsApp também compartilhou dicas úteis, incluindo:
– Forneça informações atualizadas de estoque: alguns setores podem enfrentar problemas como ter o estoque reduzido, por isso é importante manter seus clientes atualizados em tempo real sobre o que está disponível no momento. Tente fornecer atualizações para seus principais clientes por meio de uma conversa em grupo e mantenha um catálogo atualizado no aplicativo WhatsApp Business.
– Compartilhe o horário comercial atual: é importante manter os clientes informados sobre qualquer alteração no horário de funcionamento. Use o perfil comercial no WhatsApp Business para exibir os dias e horários em que sua empresa está aberta e configure uma mensagem de ausência que informe aos clientes quando você está ocupado ou não disponível.
– Torne as entregas mais eficientes: à medida que a movimentação de pedestres e as visitas na loja diminuem, se esforce para tentar fazer mais negócios através de entregas. Ative o recurso de localização ao vivo no WhatsApp quando estiver se aproximando de um local de entrega e peça a seus clientes que o usem na para tornar o serviço rápido e simples.
Para saber mais sobre como o Facebook está mantendo as pessoas seguras e informadas, veja aqui.