Tendência quente de mercado: o número de tablets vendidos no Brasil disparou, segundo informou a consultoria GfK. Entre janeiro e agosto de 2013, o crescimento foi de 228% sobre a base do mesmo período do ano passado. O preço do produto também marcou um diferencial: houve queda no preço de 42% na comparação entre esses períodos.
Ainda segundo a consultoria, entre janeiro e agosto deste ano, o número de marcas de tablets no Brasil saltou de 24 para 47 em relação ao mesmo período de 2012. São 244 modelos no mercado contra 83 no ano passado, uma diversificação que contribuiu para o aumento de produtos com a conectividade apenas Wi-Fi (sem 3G/4G).
Dentre os consumidores que compraram o produto, 47% utilizaram a internet, 34% alguma loja de shopping e 14% uma loja de rua.
A GfK estima que, entre os dois anos, houve aumento principalmente dos tablets abaixo de R$ 300, que representam atualmente mais de 1/3 das vendas da categoria. Entre os produtos 3G/4G, com posicionamento de preço mais elevado, a queda de preço ocorreu com o aumento de produtos na faixa entre R$ 800 e R$ 1.100.