O ano de 2023 acabou e as reflexões começam a reverberar. No ecossistema de inovação não é diferente, já é possível concluir que os últimos doze meses foram marcados por muita resiliência, conexões e, claro, aprendizados. Podemos afirmar que um dos grandes responsáveis por extrair esses resultados são os encontros e eventos de inovação e é por isso que vou compartilhar “como” e o “porquê” de experienciar esses encontros.
A conexão é a chave do negócio
Novidades e tendências é o que não faltam nos eventos de inovação, e estar próximo dessas informações é uma parte fundamental para o negócio (seja ele qual for). As possibilidades de gerar discussões e validar ideias são infinitas, portanto, é importante considerar que esses momentos, como networking ou conteúdos, são cruciais para sair da rotina do seu dia a dia corporativo.
O “corpo a corpo” não sai de moda
É claro que os eventos online vieram para ficar, mas não podemos isentar o fato de que os encontros presenciais permitem uma experiência diferenciada e o conhecimento de novos mercados, cases, tecnologias etc. Além disso, pratica a diversidade em sua mais variada forma, seja entre pessoas até ideias. E tudo isso pode ser colocado em prática no pós-evento, compartilhando no seu ambiente de trabalho, novas perspectivas através destas relações experienciadas nesses encontros.
Curta a jornada do evento
Não é possível estar a par de todos os conteúdos, muito menos de todas as interações que acontecem em um evento, o famoso “FOMO” (Fear Of Missing Out) é uma realidade, mas a forma como você chega, explora e sai do evento pode mitigar essa ansiedade. Aqui vai algumas dicas:
- Não sinta vergonha de se apresentar, explore o seu lado comunicativo e ative o modo “quero conhecer pessoas novas”;
- Procure ver conteúdos que faça sentido para o seu mercado, mas também os que não faz, inclusive, daí podem sair os melhores insights;
- Faça anotações e trace objetivos dentro do evento, seja desde um assunto que você nunca viu até conhecer pelo menos duas pessoas novas.
O que vem por aí
A jornada de aprendizados e conexões é contínua e estar presente esse ano em eventos relevantes para inovação e tecnologia como Web Summit Rio, South by Southwest e South Summit, é possível encontrar assuntos e tendências que já estão em desenvolvimento e ainda irão permear nos próximos anos. Vamos entender alguns deles:
Inteligência Artificial: O hype do chat GPT foi o centro da conversa em muitos eventos, porém a IA é uma tecnologia que já está em pauta há muitos anos. Com grandes atributos como redução de custo, aumento de produtividade e melhoria na qualidade de produtos e serviços, é notório que veremos cada vez mais e melhores aplicações com AI e vai se tornar parte do nosso dia a dia.
Centralidade no cliente: Assim como Inteligência Artificial, a Centralidade no Cliente é um tema que nunca sai da pauta, afinal todos nós somos clientes de algo. A personalização de produtos e serviços estará cada vez mais sofisticada.
Creators Economy: É um termo usado para descrever o mercado que gira em torno dos criadores de conteúdo em redes sociais e, de maneira geral, online. Mercado gigante e milionário que não vai perder força tão cedo, mas como sabemos o cliente vai se tornar cada vez mais exigente, então veremos uma profissionalização desse nicho.
Mercados, comportamentos, tecnologia estão mudando mais rápido do que nunca, e essa velocidade só tende a aumentar.
Não temos como acompanhar tudo que acontece, mas iniciar um novo ano com o mindset inovador e explorando isso através de eventos, encontros, conhecendo temas novos e pessoas diferentes ou até mesmo ler um livro sobre algo que você não tenha um conhecimento profundo ajuda, não só no seu desenvolvimento profissional, mas também no pessoal.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.