O estudo global “Back to Business”, realizado pela Visa, mostra que Inteligência Artificial e automação são uma das maiores tendências no radar dos PMEs brasileiros. Quase 9 em 10 proprietários de pequenas empresas brasileiras (87%) consideram provável o uso dos serviços de automação e IA disponíveis, nos próximos 12 meses, a fim de criarem vantagens em seus negócios em relação aos concorrentes.
“Na Visa, estamos observando a mudança na mentalidade das pequenas empresas, que estão saindo do modo de sobrevivência e entrando no modo de crescimento, à medida que as PMEs aproveitam o poder dos pagamentos digitais para alcançar novos públicos globais, melhorar a eficiência e prosperar no mundo digital de hoje”, disse Xiko da Rocha Campos, head de Soluções e Vendas para o Comércio da América Latina e Caribe.
O Back to Business, conduzido entre 2.250 entrevistados na Austrália, Brasil, Canadá, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Nova Zelândia, Singapura, Emirados Árabes Unidos (EAU) e nos Estados Unidos, também descobriu que os pagamentos digitais já fazem parte da vida das pequenas empresas e dos consumidores.
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No Brasil, 58% das pequenas empresas já fizeram ou farão a transição para operarem sem dinheiro físico nos próximos dois anos (em comparação com 51% globalmente). Além disso, 92% dos empresários brasileiros entrevistados afirmam que farão a transição para operar totalmente digital eventualmente.
O estudo ainda ressalta que os pagamentos digitais estão se tornando cada vez mais integrados à vida cotidiana, especialmente no Brasil, onde quase metade dos compradores brasileiros (47%) prevê que irão utilizar somente transações sem dinheiro físico nos próximos 2 anos, em comparação com 40% globalmente.
Outras informações do estudo importantes a respeito das PMEs brasileiras:
Principais Oportunidades
Proprietários de negócios citaram o aumento da presença nas redes sociais (51%), a oferta de novos produtos ou serviços (45%) e o investimento maior em marketing (52%) como as principais oportunidades para alcançar novos clientes, sendo que 26% estão de olho em aceitar novas formas de pagamento como uma área crucial que pode ajudá-los a melhorar seus negócios.
Exigindo sustentabilidade
O estudo mostra que um número expressivo de 84% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos ou serviços para garantir que sejam sustentáveis, incluindo 64% que estão dispostos a pagar significativamente ou um pouco mais.
Compras em pequenos negócios
Finalizando, o estudo demonstra que 51% dos consumidores brasileiros pretendem fazer mais compras em negócios locais este ano, buscando apoiar a economia local (65%) ou estabelecer uma conexão pessoal (48%) em sua comunidade.
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