A Ericsson e a Telefónica lançaram hoje no Mobile World Congress (MWC), que acontece em Barcelona, na Espanha, um programa de pesquisa e desenvolvimento para entender, em profundidade, os desafios e oportunidades da transformação das redes para a próxima década, especificamente em áreas de Virtualização de Função de Rede (NFV) e provedores de Rede Definida por Software (SDN). No centro dessa iniciativa está a necessidade de construir soluções mais flexíveis com custo eficiente e de criar redes como plataformas de inovação.
Veja também:
Mark Zuckerberg (Facebook) ao vivo no Mobile World Congress
Laboratório de Inovação da Ericsson ligado à iniciativa Internet.org
Enrique Blanco, CTO Global da Telefónica, diz: “Estamos vivendo em um ambiente extremamente dinâmico e em transformação, e ter flexibilidade é a única maneira de adaptar nossos negócios à necessidade dos clientes. A virtualização de rede nos traz uma oportunidade única de lidar com os atuais desafios e os que ainda virão, ao mesmo tempo em que constrói um modelo mais sustentável de rede. Essa colaboração com a Ericsson nos ajudará a fazer essa rede do futuro avançar”.
A Telefónica e a Ericsson definirão uma visão conjunta de como a transformação das redes deverá acontecer, compartilhando uma perspectiva comum sobre quais funções de rede deverão ser virtualizadas e quais aplicações entregarão os maiores benefícios. Além disso, serão definidos alguns pontos críticos a serem levados em conta durante a virtualização de rede para que ela mantenha uma performance superior. A parceria busca guiar a indústria e os processos de padronização e contribuir para estabelecer uma visão em diferentes setores do que é necessário para transformar a virtualização da teoria para realidade.
Ulf Ewaldsson, CTO da Ericsson, diz: “Uma rede virtualizada proporcionará uma plataforma de execução aberta e distribuída, onde os nós são capazes de hospedar funções de redes distribuídas. Por meio da virtualização de rede, as redes do futuro apoiarão a inovação e uma experiência do usuário otimizada com novos serviços personalizados e utilização mais eficiente dos recursos de rede”.
O programa de P&D da Telefônica-Ericsson inclui colaborações em pesquisas técnicas em profundidade e testes em áreas como transformação de rede e migração, virtualização de funções de rede, segurança de rede, tecnologia de SDN e infraestrutura para virtualização de rede, administração e projeto. A colaboração detalha os formatos e a arquitetura das redes da Telefônica e molda, o portfólio de produtos e soluções da Ericsson.