O crowdfunding já não é novidade no Brasil e muitos projetos tem conseguido apoio através dessa modalidade. Nessa mesma linha de raciocínio de funding coletivo, o financiamento Syndicate ou Co-Investimento começa a despontar no Brasil como uma opção com menores riscos para os Investidores Anjo.
Syndication é simplesmente montar um grupo de investidores para compartilhar os riscos e benefícios de negócios ou até mesmo uma carteira de negócios. Muito comum no ramo imobiliário, se expande para o Investimento em negócios em estágio inicial e inovadores. Uma tendência crescente nos Estados Unidos, no Reino Unido e outras partes da Europa , como a Bélgica e a Itália, este sistema permite que os Investidores Anjos sejam convidados para participar de negócios que já tenham um ou mais investidores líderes do Projeto, os chamados deal leaders.
Normalmente, a oferta de uma startup do portifólio de um Investidor Anjo acontece quando o negócio precisa de mais investimentos e onde o benefício se apresenta de forma real – pois os novos Investidores Anjo entram nas mesmas bases e termos negociados pelo Anjo em uma rodada anterior, em volumes financeiros inferiores a qualquer saída ou round posterior. Assim, todos ganham. Sabendo que a maioria dos Investidores Anjo só investe seu próprio dinheiro em empresas nas quais acreditam, a possibilidade de ter um ou mais Anjos já investindo em um negócio traz mais segurança para quem quer investir e precisa de uma “confiança adicional”. Uma espécie de aval: é assim que o syndication tem funcionado.
No Brasil, a nossa entidade Anjos do Brasil começa a operar o syndicate de forma experimental através da plataforma Gust. Um Investidor Anjo membro se habilita a ser o Deal Leader e se responsabiliza em oferecer e fornecer informações e argumentos aos demais colegas da plataforma. Com a orientação profissional de um Anjo, a assertividade é maior e as chances de retorno sobre o investimento aumentam muito.
Eu mesmo tenho liderado alguns projetos e já tivemos aceitação de imediato de vários Investidores Anjo. Na minha opinião, esse tipo de operação em co-investimento vai ajudar e muito o crescimento do investimento Anjo no Brasil. E você? Quer se juntar? Que ver os projetos? Quer se tornar um investidor Anjo? Cadastre-se na Anjos do Brasil ou, se preferir, entre em contato direto comigo pelo linkedin.com/in/joaokepler .