Com o crescimento do e-commerce, ficou mais fácil de encontrar produtos do seu interesse na internet, mas por outro lado, o crescimento da oferta passou a ser algo a se preocupar na hora de comprar seus produtos. Com muitos sites oferecendo produtos semelhantes, é difícil encontrar o que realmente se procura e ainda deve se preocupar no fato da loja ser confiável ou não. Assim nasce a E-comprei, um marketplace que unifica os players B2B da cadeia do mercado de Beleza e Higiene: Lojista, Indústria e Distribuidor.
A startup trabalha para aproximar as grandes empresas para os revendedores e lojistas, trazendo segurança e confiabilidade para aqueles que fazem parte do negócio. A plataforma disponibiliza os serviços básicos para que as empresas possam oferecer o melhor dos produtos para seus clientes, da melhor maneira possível.
Problema
Definindo o problema, a empresa divide em três partes, definidas pelas áreas cobertas no negócio. Para os lojistas, a empresa facilita a interação entre eles e as grandes empresas, trazendo agilidade na hora de comprar e solicitar produtos, ainda auxiliam na parte financeira, permitindo capital de giro para aqueles que não possuem.
Ao distribuidor, trazem um banco de dados que auxilia na hora de se programar, ter noção de estoque e de como a empresa deve trabalhar para suprir as necessidades do mercado. Falando da indústria, a empresa encurta a distância entre ela e o lojista final, proporcionando uma melhor interação entre as partes. Os analistas elogiaram a empresa por cuidar de três partes distintas, mas preocupa se a mesma terá condições de coordenar tudo com qualidade.
Solução
A empresa se propõe a facilitar a vida das três partes envolvidas no negócio, levando informações diretas entre as empresas e permitindo que as mesmas possam negociar o melhor acordo para as partes, como forma de retorno financeiro, a e-comprei capta parte da transação para ela. A startup ainda permite que o lojista possa ver em seu banco de dados as melhores opções de empresas e definir sua escolha ideal, levando em consideração qualidade de produto e preço.
Mercado
A E-comprei deixa claro o conhecimento de que o mercado de beleza é nichado, mas aposta nessa parte como foco do negócio. Em pesquisas realizadas, a empresa demonstra que grande parte dos lojistas se interessam por uma plataforma de marketplace em que unifica as partes, apostam na facilidade como ponto forte do negócio, com o lojista entrando em um único lugar para ver opções de produtos e diferentes preços. Preocupa os analistas o fato de que em regiões do Brasil ainda possuem negócios sem digitalização, que não serviriam para a E-comprei.
Concorrência
Ao falar dos players que disputam o mercado, a E-comprei não deixa claro quem são seus concorrentes diretos, mostrando outros players do mercado que trabalham com frentes diferentes do marketplace em questão. Seria mais útil que a empresa definisse um concorrente, mesmo que indiretamente, para poder definir seu posicionamento dentro do mercado.
Resultados
A startup demonstra estar em um ótimo momento por meio do crescimento do número de clientes que usam a plataforma, saindo de 483 em janeiro para 770 em agosto de 2022. Planejando faturar cerca de R$ 500 mil ainda neste ano, a startup já estima faturar R$ 3,5 milhões em 2023, uma aposta ousada para o negócio. Além disso, a empresa demonstra um alto índice de satisfação dos usuários da plataforma, o que justifica a alta estimativa de faturamento para o próximo ano.
Time
A formação do time agradou os analistas, a E-comprei possui um CEO com passagem em uma grande marca do mercado de beleza e perfumaria, que entende das dores e do processo que esse mercado demanda. Como CTO, um executivo com experiência no mercado de TI, muito importante para a manter a qualidade dos processos da plataforma. Elogiam também com o clichê, menos é mais, onde menos pessoas no processo causam menos problemas.
Rodada
Com uma rodada solicitada de de R$ 800 mil por 5,33% do negócio, resultando em um valuation de R$ 15 Milhões, a empresa aposta em melhorar seus projetos e trazer mais benefícios para os clientes, além de usarem parte da quantia também para crescimento de equipe. A E-comprei também define duas novas formas de modelo de negócios, mas não especifica como funcionarão os novos processos.
Conclusão
Fechando a análise, fica claro que a E-comprei está em um bom momento de mercado e já estabilizada na área, agora cabe ao negócio captar recursos e clientes para alavancar o status da empresa. Apesar de se situar em um mercado nichado, a startup trabalha para ser o principal player B2B entre cosméticos e beleza.
Aqui, João Kepler comenta se investiria ou não na startup, e a Eleven Research apresenta com detalhes suas recomendações técnicas. Confira!