Encerrou hoje à noite mais uma edição nova-iorquina do evento TechCrunch Disrupt. Depois de muitos painéis, debates e uma série de apresentações de novos negócios, foi revelada a startup vencedora do grande prêmio do evento. Trata-se de uma plataforma que cruza e categoriza informações públicas massivas. Como prêmio, recebem US$ 50 mil. Conheça em Enigma.io.
Além da Enigma, outra startup que surpreendeu bastante e ficou bastante cotada para vencer é a Floored: uma equipe de engenheiros que preparou uma câmera 3D para que faça imagens de prédios, e um software que permite navegar pelo espaço, remover ítens indesejados e editar o ambiente. A solução visa proporcionar que o mercado imobiliário possa, com uma rapidez muito maior, preço muito menor e uma escala muito maior (do que praticado atualmente) de sofisticação.
Diferente da última edição em San Francisco, poucos projetos brasileiros, oito apresentaram-se no espaço de exibição Startup Alley. Aliás, o público foi consideravelmente menor, mas participou com bastante interesse.
Conversei com Bob Wollheim, empreendedor que vem participando de vários eventos de empreendedorismo e inovação nos Estados Unidos e no Brasil, para uma análise sobre como este mundo está se movimentando. Conversei também com Roi Carthy, colunista do TechCrunch em Israel, investidor lá e no Brasil pela Initial Capital. Confira os vídeos.
Disclaimer: ambos são investidores do Startupi.