A NotCo, foodtech conhecida por aplicar inteligência artificial na criação de alimentos à base de plantas, acaba de anunciar o lançamento da NotCo Tech, sua nova vertical B2B. O objetivo é atender empresas da indústria alimentícia que enfrentam o desafio de criar produtos mais saudáveis, sustentáveis e saborosos, alinhados às novas exigências regulatórias e de consumo.
Com o apoio do Giuseppe, sua IA proprietária, a foodtech promete ajudar marcas a reduzir em até 10 vezes o tempo de desenvolvimento de novos produtos e entregar resultados finais em menos de seis meses. A tecnologia analisa uma grande base de dados que inclui perfis sensoriais, ingredientes, restrições regulatórias e tendências de mercado, permitindo a criação de soluções sob medida.
Com essa inteligência, é possível criar produtos-conceito que não apenas acompanham, mas também antecipam tendências e exploram novas oportunidades para a indústria.
Inteligência Artificial da NotCo já ajudou a desenvolver novos produtos
Entre os cases desenvolvidos com essa abordagem está o NotChocolate, produto criado para atender à legislação europeia que restringe a promoção de alimentos com alto teor de açúcar, gordura e sal. A formulação foi totalmente reformulada para alcançar uma nota nutricional inferior a três no índice HFSS (High Fat, Sugar and Salt), mantendo o sabor e a aparência de um chocolate tradicional — sem ser classificado oficialmente como chocolate. Isso possibilita sua exposição estratégica em pontos de checkout.
Inovações como essa também têm revolucionado o mercado com propostas ousadas e criativas, como o No-Pee Lollipop, um pirulito hidratante com eletrólitos e sem açúcar, pensado para quem frequenta festivais e não quer perder o show por conta de idas ao banheiro; o Pet-Friendly Snack, um snack seguro e saboroso para humanos e pets; a Stay-Awake Popcorn, pipoca com cafeína e taurina criada para longas sessões de cinema; e o No Chocolate Brownie, uma versão indulgente do brownie, sem cacau e ovos, idealizada como resposta ao aumento no preço desses ingredientes.
“Por ter sido treinado e aprimorado ao longo de nove anos, o Giuseppe não é como outras ferramentas que focam apenas na substituição de ingredientes”, afirma Matias Muchnick, CEO global da NotCo. “Estruturamos essa tecnologia para ser uma aliada flexível das empresas, que repensa completamente as formulações e se adapta a diferentes demandas alimentares e objetivos de negócio”, completa.
Foodtech quer internacionalizar sua operação B2B
Para o futuro, a NotCo visa expandir ainda mais as operações da NotCo Tech, inclusive internacionalmente. O objetivo da foodtech é fortalecer a presença da sua vertical B2B especialmente na América do Norte, Europa e América Latina.
Além disso, a empresa quer seguir aprimorando a sua IA para oferecer soluções mais avançadas e personalizadas a diversos segmentos, como nutrição esportiva, saudabilidade e ingredientes funcionais. Segundo Matias, a ideia é que o Giuseppe se torne uma tecnologia amplamente disponível para a indústria a longo prazo.
“Acreditamos que a IA será o grande motor da próxima revolução alimentar, por isso queremos democratizar o nosso modelo, para que seja um caminho para as marcas do setor transformarem desafios em oportunidades de crescimento”, conclui o executivo.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!