Nesta semana foi anunciado o Ranking TOP Open Corps 2022, que reconhece as corporações que mais praticaram inovação aberta e empresas que mais contratam startups no último ano, a partir de dados gerados pelo próprio mercado. Entre as Top 5, estão Ambev, que conquistou o bicampeonato, seguida de Suzano, ArcelorMittal, Raízen e BASF. A premiação é realizada pela 100 Open Startups, plataforma pioneira e líder em open innovation na América Latina, e uma das novidades desta edição é a medição de open innovation na América Latina.
“Após sete edições do Ranking 100 Open Startups, reconhecemos claramente o impacto da open innovation e das open startups como ferramentas de transformação – não apenas das corporações, mas do mercado e da sociedade, e especialmente das pessoas. Posso afirmar com muito orgulho que o Brasil possui a maior e mais vibrante comunidade de open innovation do mundo. Além disso, o movimento open startups vem expandindo para toda a América Latina e outras regiões do mundo”, comenta Bruno Rondani, fundador e CEO da 100 Open Startups.
Segundo Rondani, houve um crescimento de 60% no número de relacionamentos declarados entre empresas e startups, chegando a 42.588, contra 26.348, em 2021, e o número de corporações que contrataram startups no ano chegou a 4.449, superando largamente as 3.424 corporações de 2021. “O interesse pelas open startups por parte das corporações cresceu exponencialmente desde que percebemos a necessidade de medir essa prática. Entramos na era da inovação de ecossistema e, em breve, não existirão mais empresas sem estratégias de ecossistema, não importa o porte. Sinal disso é a presença de recém-intituladas startups unicórnios no Ranking de corporações”, destaca.
O Ranking aponta as empresas que mais contratam startups e mostra que, em 2022, as corporações fecharam mais negócios com startups do que nunca. Segundo o levantamento, realizado entre julho/21 e junho/22, o valor total de contratos de Open Innovation fechados entre corporações e startups alcançou o montante de R$ 2,7 bilhões, representando um valor médio de R$ 260 mil por contrato.
Empresas que mais contratam startups
Quanto à intensidade dos relacionamentos, medido pela pontuação do Ranking, também houve um crescimento de mais de 50%, registrando 114.246 pontos em 2022, contra 75.705, em 2021. Segundo os dados do Ranking, a intensidade de open innovation aumentou em 94 vezes desde 2016. “Isso tornou o Ranking TOP Open Corps deste ano bem mais concorrido. No ano passado, para ser TOP 100, uma corporação precisava de 97 pontos. Neste ano, aumentou para 157. Para ser uma TOP 20, em 2021, eram necessários 349 pontos e, em 2022, 551 pontos”, explica Rafael Levy, co-fundador e CTO da 100 Open Startups.
Ainda de acordo com o Ranking 2022, entre as empresas que mais contratam startups, os setores que mais fizeram open innovation são os de Bens de Consumo e Alimentação, Construção e Imobiliário e Serviços Financeiros.
O Ranking TOP Open Corps é parte do Ranking 100 Open Startups, que é publicado desde 2016 e chega a sua sétima edição em 2022. Além das TOP 100, também foram reconhecidas as corporações líderes em 25 categorias setoriais. As startups premiadas como líderes em open innovation no ano serão anunciadas em novembro.
Conheça as TOP 100 Open Corps 2022
Em ranking:
1- Ambev
2- Suzano
3- ArcelorMittal
4- Raízen
5- BASF
6- IBM
7- Stefanini
8- Unimed
9- Vivo
10- Bradesco
11- Gerdau
12- Natura
13- Algar Telecom
14- Timenow
15- Energisa
16- Petrobras
17- Porto Seguro
18- Ipiranga
19- EDP
20- Vibra
Em ordem alfabética:
A-Z- Accenture
A-Z- Afya Educacional
A-Z- Alelo
A-Z- Alper Consultoria e Corretora de Seguros
A-Z- Andrade Gutierrez
A-Z- Anglo American
A-Z- B3
A-Z- Bayer
A-Z- Belgo Bekaert
A-Z- BRASILSEG
A-Z- Braskem
A-Z- BRF
A-Z- BRQ
A-Z- Carrefour
A-Z- Central Ailos
A-Z- Cielo
A-Z- Cogna
A-Z- Comgás
A-Z- Corteva Agriscience
A-Z- CPFL
A-Z- CSN
A-Z- Cyrela
A-Z- Danone
A-Z- DASA
A-Z- Dexco
A-Z- DHL
A-Z- Edenred
A-Z- Embrapa
A-Z- Enel
A-Z- Engeform
A-Z- Eurofarma
A-Z- EY
A-Z- Falconi
A-Z- Getnet
A-Z- GPA
A-Z- Grupo Boticário
A-Z- Grupo Malwee
A-Z- Grupo Petrópolis
A-Z- iFood
A-Z- Iguá Saneamento
A-Z- Irani S.A
A-Z- Itaú
A-Z- JBS S/A
A-Z- Klabin
A-Z- KPE ENGENHARIA
A-Z- Lojas Renner
A-Z- MAG Seguros
A-Z- Mercedes-Benz
A-Z- Meta
A-Z- Mosaic Fertilizantes
A-Z- MRV Engenharia
A-Z- Neoenergia
A-Z- Nestlé
A-Z- Nexa Resources
A-Z- Novo Nordisk
A-Z- Ocyan
A-Z- Ourofino
A-Z- Paschoalotto
A-Z- RHIMagnesita
A-Z- Saint-Gobain
A-Z- Santander
A-Z- SAP
A-Z- Saphyr Shopping Centers
A-Z- Sicredi
A-Z- Solví/ Sotero Ambiental
A-Z- Stellantis
A-Z- Stone
A-Z- SulAmérica
A-Z- Syn Prop & Tech
A-Z- TecBan
A-Z- Tegma
A-Z- TOTVS
A-Z- Unilever
A-Z- Usiminas
A-Z- Vale
A-Z- Vedacit
A-Z- VLI Logística
A-Z- Whirlpool
A-Z- Wilson,Sons
A-Z- Yduqs