Os cariocas do MetaCerta, startup que lançou seu produto na última segunda-feira, dizem querer ajudar os empreendedores que querem “fugir das planilhas complicadas e do alto custo da compra de softwares de administração financeira”. Para isso, eles criaram um serviço de gerenciamento empresarial on-line que centraliza as operações das companhias.
“Começamos a trabalhar em um sistema de painéis de controle, depois de termos feitos projetos envolvendo a visão gerencial dos sistemas de gestão”, me disse Rafael Santos, o CEO da MetaCerta, por telefone. “Já nos primeiros clientes, vimos que havia uma grande insatisfação com os sistemas de gestão atuais.”
Assim, a empresa se juntou com um grupo de companhias interessadas em criar um sistema novo, que fosse “mais simples, moderno e fácil de ensinar para os funcionários”. Durante a criação, ele conta que encontrou uma base de empresas que não tinham um software de administração disponível no mercado. “Começamos a pensar em captação, em um sistema base de gestão, com classificação de contas e pagar e receber, por exemplo”, conta Rafael.
O serviço foi lançado na segunda-feira e, por enquanto, os clientes podem comprar de um a 40 usuários de acesso ao sistema. A ideia é, no futuro, ter todas as etapas da gestão centralizadas, mas, por enquanto, só a parte financeira está no ar. “Vamos lançar ao longo do ano as ferramentas de administração de estoque, compras, manutenção e planejamento”, adianta o CEO.
O financiamento, por enquanto, vem dos próprios sócios e dos clientes que ajudaram a desenvolver a plataforma e agora pagam por ela. Algumas funções do produto são gratuitas, mas é preciso pagar por certas funções. Rafael conta que o preço varia de acordo com o número de usuários –o valor vai até R$ 50 por usuário por mês, mas diminui com o volume de usuários. Na promoção de lançamento, o sistema completo está gratuito por dois meses.
Para o futuro, Rafael diz que quer que o MetaCerta se torne um hub centralizador dos serviços usados pelo empresário, tornando o sistema integrado com outras soluções da web, como o Gmail ou ferramentas de mailing. A meta da startup é estar arrecadando R$ 1,4 milhão por mês no final de seu terceiro ano de vida.
Assista a um vídeo criado pela empresa para apresentar seu software: