A Etsy, gestora de marketplaces bilaterais, que conectam milhões de compradores e vendedores apaixonados e criativos em todo o mundo, assinou um acordo definitivo para adquirir o Elo7, marketplace de itens exclusivos e artesanais, classificado como um dos 10 principais sites de comércio eletrônico no Brasil por US$ 217 milhões.
Considerado líder em mercadorias “personalizadas e feitas sob encomenda” no Brasil, com forte presença no mercado nacional, o marketplace do Elo7 conecta aproximadamente 1,9 milhão de compradores ativos a aproximadamente 56 mil vendedores ativos e, atualmente, tem aproximadamente 8 milhões de itens à venda, a maioria feita sob encomenda.
A plataforma inclui itens de cerca de 40 categorias do varejo, com mais de 50% das vendas brutas de mercadorias (gross merchandise sales, GMS) de categorias como: “eventos especiais” e “momentos da vida”, incluindo itens para casamentos, bebês, decoração para a casa e festas infantis. Após a finalização da aquisição, o Elo7 continuará sediado em São Paulo e operará como um marketplace independente, administrado pela equipe de liderança já existente.
Josh Silverman, CEO da Etsy, ressalta que “o Elo7 é a ‘Etsy do Brasil’, com um propósito e um modelo de negócios semelhantes aos nossos. Após nosso recente acordo para comprar a Depop, estamos entusiasmados em trazer outro marketplace único para a família Etsy. Esta transação estabelecerá uma base para nós na América Latina, região de comércio eletrônico pouco aproveitada na qual a Etsy atualmente não tem uma carteira de clientes significativa. Estamos ansiosos para receber a talentosa equipe de liderança e os funcionários do Elo7 na família Etsy”.
Carlos Curioni, CEO do Elo7, destaca que “a Etsy sempre foi uma inspiração e uma referência para nós, e estamos entusiasmados para continuar nossa jornada de crescimento como parte da Etsy – uma empresa cuja missão e cultura são tão próximas das nossas. Estamos ansiosos para aproveitar o conhecimento em marketing e produtos da Etsy para ajudar o marketplace, a comunidade e a equipe do Elo7 a alcançar todo o nosso potencial no Brasil”.
Rachel Glaser, diretora financeira da Etsy, acrescenta: “estamos entusiasmados em anunciar esta compra do Elo7 após nosso anúncio recente da transação com a Depop, duas empresas fascinantes que atendem ao nível muito alto da Etsy para investimento de capital. Além da primeira missão, que continua a ser impulsionar o crescimento em nosso marketplace central, Etsy.com, agora vamos nos concentrar em integrar a Depop e o Elo7 à família Etsy. Reverb, Depop e Elo7 continuarão a ser administrados por suas equipes de gestão talentosas e capacitadas e conectaremos funções importantes em todas as marcas, projetando-as para acelerar a criação de valor e fazer com que o todo valha mais do que a soma de suas partes”.
Portfólio de marcas da Etsy, Inc.
Após a finalização da aquisição do Elo7 e a transação anunciada recentemente com a Depop, a Etsy, Inc. operará quatro marcas de comércio eletrônico altamente diferenciadas, não comoditizadas e amadas: Etsy, Reverb, Depop e Elo7. Essas empresas compartilham indicadores de crescimento semelhantes, que agregam valor, incluindo a melhoria da busca e descoberta, o desenvolvimento de conexões humanizadas e a facilitação do processo de compra e venda. Os marketplaces operarão de forma independente, mas contarão com a expertise de gestão de produtos, marketing, tecnologia e suporte ao cliente da Etsy.
Foto de destaque: Carlos Curioni, CEO do Elo7.