A Pathfind, empresa de tecnologia que oferece otimização na distribuição de cargas, recebeu um aporte de R$ 10 milhões em rodada de investimento realizada neste mês. A quantia é parte inicial de um valor que será aplicado em desenvolvimento no ano que vem, de maneira a apoiar a empresa a manter o ritmo de crescimento acelerado imposto pelo boom do e-commerce.
“Antecipamos essa operação por conta de um aumento de demanda além do esperado e das perspectivas cada dia mais positivas para o negócio”, explica Antonio Wrobleski, presidente do Conselho Administrativo da Pathfind.
O e-commerce brasileiro teve um salto de operações no primeiro semestre – pesquisa recente da ABComm registrou alta de 400% no número de estabelecimentos que se lançaram ao comércio eletrônico – e deve acumular crescimento de 18% até o final do ano em comparação a 2019. Esse incremento gerou a necessidade por mais eficiência na logística. “Entregar com qualidade é indispensável para consolidar a ascensão do comércio eletrônico”, comenta Wrobleski.
Neste cenário, a solução da Pathfind, que reduz custos e torna o processo de entrega mais inteligente, ganhou destaque. “Desde março a carteira de clientes aumentou 35% acima do forecast”, destaca o executivo, ressaltando que esse incremento gerou uma revisão importante também na previsão de aumento do faturamento em 2020, que saltou de 100 para 200%. “Se as perspectivas para o e-commerce e a logística se cumprirem como apontam todos os indicadores, projetamos crescimento de 500% no final de 2021, com receita de até R$ 40 milhões”, acrescenta.
Apesar de se basear em mais de 50 algoritmos matemáticos, a tecnologia da Pathfind entrega uma solução simples e eficiente para o usuário. Atendendo atualmente mais de 300 clientes, incluindo empresas como Coca-Cola, Nestlé, Votorantim, Ambev, DHL e FedEx e Heineken, o software atua no planejamento de cerca de 42 mil rotas e roda mais de 60 milhões de quilômetros por mês, realizando uma média de 100 mil entregas por dia em todo o país.