Os moradores de quatro comunidades indígenas e ribeirinhas no Amazonas passam a contar com incentivo para desenvolver cultura empreendedora e startups. Em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável, a Samsung lança o programa Tarrafa – Educação Voltada ao Empreendedorismo, que ocorrerá ao longo de 2021 com atuação local de gestores para estimular o aprendizado sobre negócios, desde a criação até a gestão de projetos com vocação regional e adaptado para oferecer soluções às demandas regionais.
O programa tem como base a educação empreendedora e tecnológica, repassando conteúdos sobre áreas como economia circular, negócios de impacto social e modelos de empreendimento inovadores e sustentável buscando apoiar o desenvolvimento de protótipos de produtos e serviços. A expectativa é de que sejam beneficiados cerca de 50 jovens e adultos, com idades entre 18 e 55 anos. Ao todo, o potencial é de impactar diretamente 200 pessoas, diante da possibilidade de evolução na situação econômica de cada uma das famílias envolvidas.
Para detectar esse potencial, a primeira etapa do programa será realizada por consultores nas comunidades do entorno dos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade Agnello Bittencourt, Assy Manana, Márcio Ayres e Professora Bertha Becker, gerando engajamento local para encontrar jovens com habilidades para gestão de negócios, apresentação de produtos e serviços, relacionamento com clientes e comercialização.
“Tarrafa é o nome dado a uma rede de pesca local que aglomera peixes. O conceito do programa é exatamente mapear, unir e refinar ideias potenciais em cada um dos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade, oferecendo conteúdo para que se inicie uma jornada empreendedora completa, até que se formem startups bem-estruturadas. É mais um movimento da Samsung para agir diretamente no sucesso de futuras gerações, como indica a nossa visão global de Responsabilidade Social: ‘Together for Tomorrow! Enabling People’”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.
“Acreditamos numa educação que faça sentido para os jovens, por isso idealizamos o Tarrafa, que agora se torna realidade. Por meio desse projeto, buscamos incentivar o potencial desses jovens na busca de soluções para seus problemas locais, superando desafios e sendo agentes de mudança, construindo e compartilhando conhecimentos, desenvolvendo a criatividade, o espírito empreendedor e transformando sua realidade”, diz Anderson Mattos, Gerente do Programa de Educação para a Sustentabilidade da FAS.