Um time de peso se reuniu ontem, em São Paulo, para discutir a questão do empreendedorismo dos jovens de 18 a 30 anos, que formam a chamada Geração do Milênio. Estavam no evento, organizado pela Telefónica e pelo “Financial Times”, Silvio Meira (professor da Universidade Federal de Pernambuco), Giselle Beiguelman (professora da USP), Felipe Matos (do programa Start-up Brasil), Diogo Publio Pereira (da Nanoweb Solutions), Gonzalo Martín-Villa Peña (CEO da Wayra) e Edney Souza (vice-presidente da boo-box e professor da FGV).
Eles fizeram uma apresentação rápida de quem são e escolheram um slide para comentar a partir da pesquisa que a Telefónica fez com a Geração do Milênio (veja aqui todos os slides divulgados). Entre os comentários feitos, destaco o de Felipe Matos, sobre o distanciamento dessa geração em relação aos problemas reais:
“Olhando os empreendedores apresentando suas empresas, a gente vê muito projetos relacionados com os problemas mais próximos, imediatistas. É muita startup tentando resolver problema da balada, do restaurante. O desafio dessa geração é sair do imediatismo da tecnologia e das mídias sociais e entrar em contato com os problemas reais mais concretos, para poder usar esse poder do empreendedorismo para resolver esses problemas.”
Confira ao painel:
Foto: Mircea/Flickr