Em um ano como 2020 com uma pandemia, muitos empreendedores tiveram que se reinventar e aprender uma nova forma de como gerir sua empresa. Uma das formas de conhecimento e constante aprendizado são os livros.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve um aumento de mais de 50% nas vendas de livros, comparado a antes da pandemia. Com isso, preparamos uma lista com alguns dos livros preferidos dos CEOs de grandes startups, e também em como isso os ajudou durante esse ano. Confira abaixo:
Delivering Happiness
O CEO do Apto, Alex Frachetta, indica o livro ‘Delivering Happiness’, do autor Tony Hsieh. Segundo o executivo, essa leitura inspirou a cultura da própria empresa. “Tanto no livro, quanto para nós, o sucesso e a felicidade do cliente é o objetivo principal. É o início, meio e o fim de toda a nossa operação. Baseados no livro e no autor, que faleceu recentemente, nomeamos uma sala de reuniões do Apto, para que sejamos constantemente lembrados da importância de trazer para toda a empresa, e não somente para o time de Customer Success, a obsessão em fazer sempre mais e melhor, priorizando os clientes”, explica Alex.
The Big Nine
‘The Big Nine’, da Amy Webb, é o livro recomendado pelo sócio da Curseria, Celso Ribeiro. O título aborda o curso da história da Inteligência Artificial, analisando as nove maiores empresas do mundo, e discute a influência dessa tecnologia na economia e na política.
“Amy Webb apresenta tendências do mundo e do mercado, a partir da análise do que está sendo feito por essas companhias. A leitura é uma excelente oportunidade para expandir as ideias, entender como essas empresas de tec estão se posicionando e evoluindo com a inteligência artificial e como isso vai mudar o mundo”, explica Celso.
‘Loonshots’ e ‘Churchill e a Ciência por trás dos discursos’
Francisco Ferreira, CEO e sócio-fundador da BizCapital, indica dois livros: ‘Loonshots’, de Safi Bahcall, e ‘Churchill e a Ciência por trás dos discursos’, de Ricardo Sondermann.
Sobre o primeiro título, Francisco afirma “Foi fundamental para que eu pudesse fazer uma autoprovocação. Não apenas para criar novos produtos e serviços, mas para enxergar as coisas sob pontos de vista totalmente inusitados”. Já o segundo livro, inspirou o CEO a prestar atenção na forma como estruturamos nossos discursos. “Essencial para dialogar e estimular o time, especialmente em um ano como 2020”, conclui.
A regra é não ter regras: a Netflix e a Cultura da Reinvenção
A indicação do Carlos Naupari, CEO da Fligoo no Brasil, é ‘A regra é não ter regras: a Netflix e a Cultura da Reinvenção’, escrito pelo Reed Hastings, fundador da Netflix. Para ele, o livro teve papel fundamental no entendimento sobre como funciona a criação de uma equipe fora de série e uma cultura forte.
“Os principais aprendizados foram: confie nas pessoas que você contrata, seja sempre honesto com seu time, procure por um feedback sincero e, por fim, faça o melhor pela organização, não procure ficar agradando os seus superiores. Esses pontos trazem liberdade e leveza ao ambiente corporativo, possibilitando um crescimento que gera melhores resultados”, afirma Carlos.
Negocie como se sua vida dependesse disso
O livro ‘Never Split the Difference’, em português ‘Negocie como se sua vida dependesse disso’, escrito por Chris Voss, é a indicação do CEO do Vakinha, Luiz Felipe Gheller. Nele, o leitor aprende os cinco passos para ser bem-sucedido em negociações.
“Esse é um dos livros que mais recomendo. Além de ser fácil de ler, tem dicas muito práticas sobre negociação. O conteúdo me ajudou bastante nos negócios e também nos relacionamentos da vida pessoal”, conta Gheller.
Empresas feitas para vencer
O livro ‘Empresas feitas para vencer’, do autor Jim Collins é a indicação de Edivaldo Rocha, CEO da Claranet CorpFlex. Nele, o leitor conhece como as grandes empresas alcançam o sucesso e como é possível criar uma trilha de qualidade duradoura, mesmo que esse caminho pareça distante. “Como transformar empresas boas em excelentes é o grande desafio de gestão, independente de qual época, momento da empresa ou cenário econômico”, diz Rocha.
O lado difícil das situações difíceis: como construir um negócio quando não existem respostas
Jaime Taboada, CEO da Divibank, indica o livro ‘The hard thing about hard things’, ou, em português, ‘O lado difícil das situações difíceis: como construir um negócio quando não existem respostas’. O livro relata a verdadeira jornada de um empresário, tanto o lado bom quanto as dificuldades que ele irá enfrentar.
“Li pela segunda vez este ano porque acho que é o melhor livro de gestão para CEOs. É divertido e tem seções que você pode ler especificamente quando está lidando com questões pontuais. Ou seja, um livro para ser lido e consultado para o resto da vida”, conta Taboada.
O coach de um trilhão de dólares: o manual de liderança do Vale do Silício
Para Sobhan Daliry, CEO da NZN, o livro que mais gostou de 2020 foi o ‘Trillion Dollar Coach’, ou, em português, ‘O coach de um trilhão de dólares: o manual de liderança do Vale do Silício’, por Eric Schmidt, Jonathan Rosenberg e Alan Eagle.
O livro é sobre o Bill Campbell, um ex- técnico de futebol americano que se tornou o confidente/amigo/administrador de grandes líderes do vale do silício, dentre eles Steve Jobs. Também é escrito por dois grandes líderes que tiveram influência do Bill Campbell em sua carreira, o Eric Schmidt , ex-CEO do Google, e o Jonathan Rosenberg, ex-VP do Google. Sheryl Sandberg, COO do Facebook também teve Bill como coach. “O livro é uma aula incrível de como a vida nos negócios também é uma questão de construção de relações humanas entre as pessoas. É um livro que todo líder deveria ler”, diz Sobhan.
E aí? Gostou das sugestões? Semanalmente postamos dicas de livros, séries e filmes relacionados à inovação, empreendedorismo e gestão no Instagram do Startupi. Você pode visualizar as dicas anteriores usando #DicaStartupi.