O Grupo Decolar acaba de anunciar sua terceira aquisição no Brasil: a empresa de viagens fechou um acordo para comprar a ViajaNet, agência online de viagens, por um valor de aproximadamente US$ 15 milhões. Nos termos do acordo, 60% do preço de aquisição serão pagos no fechamento; 20% em 24 meses depois da aquisição e os 20% restantes 36 meses após a aquisição.
Em 2019, a ViajaNet registrou faturamento de cerca de US$ 30 milhões em 2019. Em 2021, no auge da pandemia, as vendas online da agência representaram cerca de 98% das vendas totais, sendo 88% delas derivadas de vendas B2C. Além disso, 98% das reservas brutas corresponderam a passagens aéreas. Isso dá à Decolar a oportunidade de vendas cruzadas de seu portfólio de hospedagens e outros produtos de viagens aos clientes da ViajaNet.
Marcelo Grether, Chief M&A & New Business Officer do Grupo Decolar, diz que a compra é mais um passo na estratégia do grupo de consolidação regional. “Esse acordo nos permitirá fortalecer nosso portfólio de hospedagem e serviços por meio de uma nova marca e sua base de clientes, além de reforçar nosso time no país. E, graças a nossa já comprovada capacidade de integração, esperamos capturar outras sinergias em todas as áreas da companhia.”
Paulo Nascimento, CEO da ViajaNet, se diz entusiasmado com o negócio. “Tornar-nos parte da Decolar dará aos nossos clientes acesso a um portfólio de produtos de viagem maior e mais diversificado, enquanto também se beneficiarão da inovação tecnológica da companhia posta ao serviço dos viajantes.” Ambas as empresas continuarão com suas marcas e seguirão suas gestões comerciais de forma independente.