A Avast, provedora de antivírus e de privacidade digital, descobriu uma comunidade online de menores de idade construindo, trocando e disseminando malwares, incluindo ransomware e uma combinação de ladrões de informações e criptomineradores. Em alguns casos, as pessoas precisam comprar acesso à ferramenta para participar do grupo e, em outros, podem se tornar membros do grupo, onde a ferramenta é oferecida por 5 a 25 euros.
“Essas comunidades podem ser atraentes para crianças e adolescentes, pois o hacking é visto como algo divertido, os criadores de malwares fornecem uma maneira acessível e fácil de hackear alguém e se gabar para os colegas, e até mesmo uma maneira de ganhar dinheiro com ransomwares, mineração de criptomoedas e a venda de dados de usuários”, diz Jan Holman, Pesquisador de Malware da Avast.
Num grupo do Discord focado na venda de “Lunar”, havia mais de 1,5 mil usuários, dos quais cerca de 60 a 100 tinham uma função de “cliente”, o que significa que pagavam pela ferramenta de construção. Os preços das ferramentas de criação de malware diferem dependendo da categoria e da duração do acesso.
Distribuição de malwares via YouTube
Após comprar e compilar a sua amostra individualizada de malware, alguns clientes usam o YouTube para distribuí-lo no mercado. Os pesquisadores da Avast viram clientes criarem um vídeo no YouTube, supostamente mostrando informações sobre um jogo crackeado, ou um truque num jogo, cujo link enviam aos outros. No entanto, a URL realmente leva aos malwares.
“Essa técnica é bastante insidiosa, porque em vez de contas falsas e robôs, as pessoas reais é que são usadas para votar em conteúdo prejudicial. Como contas genuínas estão trabalhando juntas para comentar positivamente o conteúdo, o link malicioso parece ser mais confiável e, como tal, pode induzir mais pessoas a baixá-lo”, comenta Jan Holman.
Como proteger as crianças e adolescentes contra os malwares no mundo digital?
É muito importante ensinar as crianças e adolescentes o senso crítico diante de ofertas atraentes, como novos recursos de jogos indisponíveis nas lojas oficiais ou versões de pré-lançamento de jogos populares. Os pais também precisam educar seus filhos sobre a importância da segurança das senhas e dizer-lhes para nunca compartilhar as suas senhas, mesmo que as pessoas afirmem ser seus amigos ou o mestre do jogo, oferecendo ajuda. Além disso, as crianças ainda precisam de orientação ética sobre o que é certo ou errado no ambiente digital.