Elon Musk está desenvolvendo planos para lançar uma nova startup de Inteligência Artificial para competir com a OpenAI, fabricante do ChatGPT, noticiou o Financial Times na sexta-feira (14), citando fontes familiarizadas com os planos do bilionário.
O chefe da Tesla e do Twitter está montando uma equipe de pesquisadores e engenheiros de IA, disseram as fontes. Musk também está em discussões com vários investidores da SpaceX e da Tesla sobre como colocar dinheiro em seu novo empreendimento.
Elon Musk está recrutando engenheiros dos principais laboratórios de IA, incluindo o DeepMind. Ele trouxe Igor Babuschkin, ex-funcionário da DeepMind, e cerca de meia dúzia de outros engenheiros.
Segundo um processo de Nevada, a startup – chamada X.AI – foi fundada dia 9 de março de 2023 e atualmente tem como diretor Musk e Jared Birchall, ex-banqueiro do Morgan Stanley que administra a fortuna do CEO da Tesla, como secretário.
Elon Musk recentemente mudou o nome do Twitter para X Corp nos registros da empresa, como parte de seus planos de criar um “aplicativo para tudo” sob a marca “X”.
Para o novo projeto, Elon Musk comprou milhares de processadores GPU de alta potência da Nvidia, segundo o Financial Times. Os GPUs processadores compostos por muitos núcleos menores e mais especializados e são necessários para seu objetivo de construir um grande modelo de linguagem.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Musk contra projetos de IA
No final de março, Elon Musk, Yann LeCun Bengio, Stuart Russell, Max Tegmark, Victoria Krakovna, Pattie Maes, Grady Booch, Andrew Yang, Tristan Harris, Steve Wozniak e mais de mil outros entusiastas da tecnologia pediram uma pausa temporária no treinamento de sistemas de Inteligência Artificial superiores ao GPT-4.
Nas redes sociais, algumas pessoas questionaram se o posicionamento foi uma estratégia para ganhar tempo e desenvolver suas próprias ferramentas de Inteligência Artificial. Porém, os empresários afirmaram que a decisão vem do interesse em proteger a sociedade das novas tecnologias.
Segundo eles, os sistemas de Inteligência Artificial com inteligência competitiva humana podem representar riscos profundos para a sociedade e a humanidade. “IA avançada pode representar uma mudança profunda na história da vida na Terra e deve ser planejada e gerenciada com cuidados e recursos proporcionais. Infelizmente, esse nível de planejamento e gerenciamento não está acontecendo, embora os últimos meses tenham visto laboratórios de Inteligência Artificial travados em uma corrida descontrolada para desenvolver e implantar mentes digitais cada vez mais poderosas que ninguém – nem mesmo seus criadores – pode entender, prever ou controlar de forma confiável.”
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.