Na última quinta-feira (25), Elon Musk anunciou em seu Twitter que sua empresa Neuralink recebeu a autorização da Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) para realizar estudos com implantes cerebrais em seres humanos.
De acordo com a Bloomberg, esse será o primeiro teste clínico realizado em humanos com o chip desenvolvido pela Neuralink. A empresa promete ajudar pessoas com paralisia ou lesões cerebrais graves e/ou incuráveis a se comunicarem e controlarem um computador apenas com o poder do pensamento.
Além disso, a empresa de Elon Musk afirma estar desenvolvendo um implante capaz de fazer pessoas voltarem a andar e até mesmo curar outras doenças neurológicas.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
A Neuralink havia anteriormente solicitado permissão à FDA para realizar os testes com o dispositivo, mas o pedido foi negado, conforme relatado pela Reuters. Vale ressaltar que a empresa também está sob investigação dos legisladores dos Estados Unidos para apurar se a composição de um painel que supervisiona os testes em animais na Neuralink contribuiu para experimentos mal sucedidos e apressados.
No Twitter, a empresa comemorou a aprovação, afirmando que isso “representa um primeiro passo importante que eventualmente permitirá que nossa tecnologia ajude muitas pessoas”. Musk, que também é proprietário do Twitter, garantiu que a Neuralink está pronta para realizar os implantes cerebrais em humanos dentro de seis meses.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.